O uso do software educativo GeoGebra no estudo de Geometria Analítica

Autores

  • André Tenório IFRJ/UFF
  • Sandra Mara Rocha de Souza SEEDUC-RJ
  • Thaís Tenório UFF

Palavras-chave:

software, GeoGebra, geometria analítica.

Resumo

Nesta pesquisa foi analisada a influência do GeoGebra no desempenho de alunos em estudo de distância entre dois pontos e de equação da reta. Durante o primeiro semestre de 2015, 48 alunos de duas turmas da 3ª série do ensino médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro participaram da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram pré-teste, pós-teste, registro de atividades discente e questionários. Nas duas turmas, as etapas da pesquisa foram similares, contudo, entre o pré-teste e o pós teste, uma manipulou o software enquanto a outra, não. O grupo que usou o GeoGebra teve maior evolução de desempenho entre os testes. Na visão dos alunos, o software seria importante na aprendizagem por ajudar no entendimento, complementar as explicações do professor e dinamizar as aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Tenório, IFRJ/UFF

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Colaborador do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/CECIERJ/UAB).

Sandra Mara Rocha de Souza, SEEDUC-RJ

Professora de Matemática da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Thaís Tenório, UFF

Colaboradora do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/UAB)

Downloads

Publicado

2015-09-24

Como Citar

Tenório, A., Souza, S. M. R. de, & Tenório, T. (2015). O uso do software educativo GeoGebra no estudo de Geometria Analítica. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 4(2), 103–121. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/24003

Edição

Seção

Relatos de Experiência