O uso do software educativo GeoGebra no estudo de Geometria Analítica

Authors

  • André Tenório IFRJ/UFF
  • Sandra Mara Rocha de Souza SEEDUC-RJ
  • Thaís Tenório UFF

Keywords:

software, GeoGebra, geometria analítica.

Abstract

Nesta pesquisa foi analisada a influência do GeoGebra no desempenho de alunos em estudo de distância entre dois pontos e de equação da reta. Durante o primeiro semestre de 2015, 48 alunos de duas turmas da 3ª série do ensino médio de uma escola estadual do Rio de Janeiro participaram da pesquisa. Os instrumentos de coleta de dados foram pré-teste, pós-teste, registro de atividades discente e questionários. Nas duas turmas, as etapas da pesquisa foram similares, contudo, entre o pré-teste e o pós teste, uma manipulou o software enquanto a outra, não. O grupo que usou o GeoGebra teve maior evolução de desempenho entre os testes. Na visão dos alunos, o software seria importante na aprendizagem por ajudar no entendimento, complementar as explicações do professor e dinamizar as aulas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

André Tenório, IFRJ/UFF

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Colaborador do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/CECIERJ/UAB).

Sandra Mara Rocha de Souza, SEEDUC-RJ

Professora de Matemática da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Thaís Tenório, UFF

Colaboradora do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/UAB)

Published

2015-09-24

How to Cite

Tenório, A., Souza, S. M. R. de, & Tenório, T. (2015). O uso do software educativo GeoGebra no estudo de Geometria Analítica. Journal of the GeoGebra International Institute of São Paulo, 4(2), 103–121. Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/24003

Issue

Section

Relatos de Experiência