Exploração de noções topológicas na transição do Cálculo para a Análise Real com o GeoGebra

Autores

  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia

Palavras-chave:

Ensino do Cálculo. Ensino de Análise Real. Noções Topológicas.

Resumo

Este trabalho discute algumas noções topológicas no contexto da transição do Cálculo Diferencial e Integral - CUV para a Análise Real - AR com arrimo no software Geogebra. Deste modo, no decorrer do seu desenvolvimento, apresentam-se e discutem-se algumas situações que proporcionam tanto uma interpretação para estudantes de Cálculo, como para alunos no contexto do ensino de Análise Real. Imprime-se ênfase, todavía, ao contexto de transição destas duas disciplinas, no sentido de identificar ideias metafóricas e intuitivas que podem funcionar como alavancas para a aprendizagem proporcionada pelo aparato computacional. Ressalta-se também a exploração de gráficos inexequiveis sem o uso do computador e indicam-se algumas limitações do software que podem provocar a percepção intuitiva de propriedades formais fundamentais e fornecer a significação para algumas definições formais. Por fim, aponta-se que o uso de metáforas e o apelo intuitivo e heurístico dos conceitos matemáticos são indicados em ambos os contextos de ensino.

Downloads

Metrics

PDF views
692
Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202670
|

Downloads

Publicado

2012-03-24

Como Citar

Alves, F. R. V. (2012). Exploração de noções topológicas na transição do Cálculo para a Análise Real com o GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 1(1), CLXV - CLXXIX. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/8239