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Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.

Directrices para autores/as

A Revista e-Curriculum, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP, é uma revista científica de qualificação A2 pela Capes, que publica trabalhos originais (que não tenham sido publicados em outro periódico, Anais de evento, página da web ou qualquer outro veículo de divulgação), elaborados por, no máximo, quatro autores (tendo, ao menos um destes, titulação de DOUTORADO).

Entende-se como autor todo aquele que tenha participado efetivamente da concepção da pesquisa, do desenvolvimento, da interpretação dos dados e de todo o processo de revisão e aprovação da versão final do artigo.

A Revista publica artigos científicos, resenhas, ensaios, entrevistas, memoriais acadêmicos e documentos, segundo o perfil de cada Chamada, garantindo o foco em Educação, considerada a subárea do Currículo.

A Revista adota procedimentos que evitem conflitos de interesses durante as etapas de avaliação dos artigos submetidos. Para não identificar os autores do trabalho, não são permitidos quaisquer indícios, explícitos ou implícitos, de autoria no corpo do texto. Recomenda-se o registro “XXX” em substituição ao nome do(s) autor(es) e das instituições em que se encontram vinculados. No caso de aprovação para publicação, a equipe editorial buscará as informações de autoria nos metadados do texto.

São aceitos trabalhos redigidos em língua portuguesa, espanhola, inglesa, italiana e francesa. No caso de artigos escritos em outra língua que não o português, é necessário que sejam acompanhados de título, resumo e palavras-chave em português. Os trabalhos deverão ter um título que indique claramente o foco principal do estudo.

Seguindo a Lei de Direitos Autorais brasileira, Lei n.º 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, as opiniões e os conceitos emitidos nos trabalhos, o estilo de redação, a exatidão, adequação e fidelidade da procedência das citações bibliográficas são de exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

A Revista e-Curriculum reserva-se o direito de apenas publicar textos que estejam inteiramente conformes com a norma culta da língua em que se apresentam. Para tanto, todos os textos são submetidos a uma revisão final de profissionais selecionados pela própria Revista, e o custeio desse trabalho é de responsabilidade do(s) autor(es). Essa revisão final não dispensa a obrigatoriedade de que os textos se apresentem no processo de submissão já devidamente corrigidos pelo(s) autor(es) – sendo a qualidade de linguagem do texto um dos critérios preliminares para sua aprovação.

A publicação de um trabalho implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à Revista e-Curriculum, podendo ser posteriormente publicado em outros veículos de informação, mediante autorização da Revista, comunicando a publicação original neste periódico, destacando: volume, número e ano.

Textos decorrentes de estudos que tenham envolvido seres humanos devem ser acompanhados de documento comprobatório da aprovação da pesquisa por parte da Comissão ou Comitê de Ética da instituição na qual foi realizada a pesquisa, conforme Resolução n.º 510, de 07/04/2016, do Conselho Nacional de Saúde, aplicável às áreas de Ciências Humanas e Sociais, após a aceitação do trabalho para publicação.

Estudos realizados com apoio de instituições de fomento à pesquisa podem inserir nota final de agradecimento a essas instituições.

A Revista e-Curriculum reserva-se o direito de não publicar artigos de um mesmo autor em intervalos menores que 12 meses, além de poder recusar um trabalho sobre o qual tenham sido feitas ressalvas e/ou solicitadas alterações pelos pareceristas, as quais não foram atendidas. A submissão de trabalhos deve ocorrer segundo as normas de formatação de textos adotadas pela Revista, conforme Template disponível a seguir.

Em caso de aceite do trabalho, os autores deverão apresentar Declaração de Autoria e Responsabilidade pelo Conteúdo Publicado, inclusive das traduções dos resumos e das palavras-chave em língua estrangeira.

Os trabalhos científicos devem ser submetidos exclusivamente por via sistema online, acessível no website da Revista (http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/index).

 

Os trabalhos submetidos podem ser dos seguintes Tipos/Categorias:

Artigo: relato de investigação concluída, visando atender aos princípios de originalidade, objetividade e clareza da questão norteadora. O trabalho deve representar uma contribuição relevante para a área da Educação, em especial na subárea Currículo, e o campo da investigação conter referencial teórico consistente, atual e coerente com a problemática em estudo e com a metodologia adotada, apresentando argumentação explícita e sustentável na análise dos dados e na discussão dos resultados, com correção de linguagem e indicação do potencial para tornar-se referência para outros estudos e pesquisas. Os artigos devem ter entre 15 e 22 páginas excluindo: resumo, abstract, resumen e referências.

O resumo deve possuir entre 600 e 900 caracteres com espaços, incluindo informações que identifiquem: problema, objetivos, referencial teórico, metodologia e síntese dos principais resultados do estudo realizado, na fonte Times New Roman, tamanho 11 e espaçamento entrelinhas 1,0. O resumo deve apresentar entre 3 e 5 palavras-chave. Título (máximo 20 palavras), resumo e palavras-chave devem ser escritos em português, inglês e espanhol, além do idioma de origem do artigo. Os títulos, os resumos e as palavras-chave em línguas estrangeiras devem ser escritos em itálico.

Resenha: resenha de livro relacionado à educação, à subárea Currículo e ao campo de confluência da Revista. As resenhas devem apresentar, no início, a referência completa da obra analisada, a qual deve ter sido publicada nos últimos cinco anos, escrita originalmente em português ou em outras línguas (inglês, espanhol, francês, italiano). Devem ter entre 5 a 10 páginas, sendo redigidas com espaço 1,5 entrelinhas, em fonte Times New Roman, tamanho 12.

Ensaio (categoria restrita a autores/as convidados/as): análise crítica acerca de tema de relevância e interesse para a área da educação, versando sobre aspectos candentes que influem nas concepções, políticas e práticas curriculares. O texto deve seguir as mesmas normas previstas para a publicação de artigos.

Entrevistas: texto resultante de interação presencial ou remota entre duas ou mais pessoas, estruturado, em geral, na forma de perguntas e respostas, com pensadores de referência sobre temas candentes na área da educação, que não tenham sido publicadas em outros periódicos de língua portuguesa ou em outros meios de comunicação e informação, devendo conter entre 10 e 20 páginas.

Memoriais acadêmicos e Documentos: documentos atuais e históricos, tanto normativos quanto doutrinários, propositivos ou narrativos, com o objetivo de preservar ou resgatar a memória da educação e de educadores (até 40 laudas). Esta categoria é reservada à proposição da equipe editorial.

Todos os trabalhos devem ser digitados em editor de texto Word ou similar, fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entrelinhas e parágrafos, com margens 2,5 cm, papel tamanho A4; recuo de 1,25cm da esquerda para parágrafos e 4,0 cm para citações com mais de 3 linhas. Devem obedecer à NBR 6022/2018 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e às normas da American Psychological Association (APA), em caso de artigos internacionais.

O corpo do trabalho deve começar com a INTRODUÇÃO seguida das demais SEÇÕES, que constituem o desenvolvimento e a CONCLUSÃO, enunciados por títulos digitados em maiúsculas, com a mesma fonte do corpo do texto, em negrito e com numeração, ajustados à margem esquerda. Ao final devem vir as REFERÊNCIAS (sem enumeração) seguidas das NOTAS, se houver, com comentários e informações referentes ao texto. As Subseções, quando houver, devem seguir a formatação das seções, porém com letras minúsculas.

 

As citações devem seguir a NBR 10520/2002, da ABNT, a qual determina que:

  • Citações diretas com até três linhas devem vir inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. Devem constar a indicação do autor da citação.

Exemplos:

- Ao final da citação: “Citação” (Chizzotti; Casali, 2019, p. 123).

- No início do parágrafo ou inserida no texto: Segundo Chizzotti (2018, p. 123) “Citação”, ou Almeida (2020, p. 100) diz que: “[...] citação”.

  • Citações indiretas ou paráfrase (texto baseado na obra do autor consultado) devem seguir os mesmos critérios anteriores para a referência do autor, se fora dos parênteses, o sobrenome começa com maiúscula e depois letras minúsculas; se entre parênteses, o sobrenome aparece em letras maiúsculas.
  • Devem ser usados os seguintes recursos nas citações: [...] para indicar supressões e [   ] para indicar interpolações, acréscimos ou comentários.

As referências deverão ser redigidas segundo as normas da ABNT (NBR 6023/2018 e suas edições seguintes). As obras referenciadas devem apresentar a configuração: Times New Roman 12, alinhamento à esquerda, espaçamento simples entrelinhas da mesma referência, inserir uma linha simples entre cada referência. São obrigatórios o nome e o sobrenome dos autores por extenso.

 

Exemplos:

Artigo em periódico eletrônico

BUCKINGHAM, David. Cultura digital, educação midiática e o lugar da escolarização. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 37-58, set./dez. 2010. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/13077/10270. Acesso em: 12 ago. 2016.

 Livros e Tese:

APPLE, Michael W. Educação e poder. 2. ed. Porto Alegre: Arte Médicas, 1989.

CAVALLET, Valdo José. A formação do engenheiro agrônomo em questão: a expectativa de um profissional que atenda às demandas sociais do século XXI. 1999. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

Capítulo de livro

FAGUNDES, Léa da Cruz; LOPES, Daniel de Queiroz; VALENTINI, Carla Beatris. Pesquisa e avaliação de práticas inovadoras para a inclusão da escola na cultura digital. In: SAMPAIO, Fábio Ferrentini; ELIA, Marcos da Fonseca (orgs.). Projeto um computador por aluno: pesquisas e perspectivas. Rio de Janeiro: NCE/UFRJ, 2012. p. 145-156.

Os demais exemplos de Referências constam no Template a seguir).

Template

Não utilizar notas de rodapé no corpo do texto, as notas podem ser enumeradas e inseridas no final do texto (notas de fim).

Artigos

Artigo: relato de investigação concluída, visando atender aos princípios de originalidade, objetividade e clareza da questão norteadora. O trabalho deve representar uma contribuição relevante para a área da Educação, em especial na subárea Currículo, e o campo da investigação conter referencial teórico consistente, atual e coerente com a problemática em estudo e com a metodologia adotada, apresentando argumentação explícita e sustentável na análise dos dados e na discussão dos resultados, com correção de linguagem e indicação do potencial para tornar-se referência para outros estudos e pesquisas. Os artigos devem ter entre 15 e 22 páginas excluindo: resumo, abstract, resumen e referências.

O resumo deve possuir entre 600 e 900 caracteres com espaços, incluindo informações que identifiquem: problema, objetivos, referencial teórico, metodologia e síntese dos principais resultados do estudo realizado, na fonte Times New Roman, tamanho 11 e espaçamento entrelinhas 1,0. O resumo deve apresentar entre 3 e 5 palavras-chave. Título (máximo 20 palavras), resumo e palavras-chave devem ser escritos em português, inglês e espanhol, além do idioma de origem do artigo. Os títulos, os resumos e as palavras-chave em línguas estrangeiras devem ser escritos em itálico.

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