POLÍTICAS EDUCACIONAIS E CURRÍCULO: traduções e ressignificações no contexto escolar

Autores

  • Jean Mac Cole Tavares Santos Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisca Natália Silva INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA (IFRN)

Palavras-chave:

Contexto da prática, Ensino Médio Inovador, Tradução de políticas.

Resumo

Este trabalho discute a tradução do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) em uma escola estadual localizada na cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte. Buscamos analisar a política do ProEMI, apontando os processos de tradução da política na escola, partindo dos discursos de docentes que atuam no Programa. Utilizamos como referência o ciclo de política de Stephen Ball (1992) e colaboradores, além de alguns interlocutores brasileiros, como Mainardes (2011) e Lopes (2005, 2006 e 2012), que ajudam a entender a construção da política a partir dos contextos de influência, de produção de texto e da prática. Para discutir o conceito de tradução nos baseamos em Lendvai e Stubbs (2012). Utilizamos como metodologia a análise das falas de 5 (cinco) docentes, obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, além de análise dos documentos norteadores do ProEMI. O estudo ponderou que o processo de significação da proposta pela instituição envolveu influências e negociações de sentidos, traduzindo as ações conforme os embates e lutas do contexto da prática.

Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 1995), especialização em teoria e metodologia da História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA - 1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2007), com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha). É professor adjunto 4 do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade do Estado do Rio Grando do Norte (UERN). É coordenador do Grupo de Estudo Contexto e Educação. Coordena ainda, pesquisas sobre o mundo do trabalho e a formação escolar no ensino médio nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará com apoio do CNPQ, da FAPERN e da FUNCAP. Participa também do projeto de extensão "Laboratório de Estudos e Pesquisas em Paulo Freire e Educação Popular" (LEFREIRE) na UERN. Foi tutor do PET Pedagogia UERN, entre dezembro de 2010 e Janeiro de 2013. Atualmente realiza estudos de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a supervisão de Alice Casimiro Lopes.

Francisca Natália Silva, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA (IFRN)

Graduada em pedagogia (UERN). Ex-bolsista do PET Pedagogia (UERN). Mestrado em Educação (IFRN).

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Publicado

2016-08-16

Edição

Seção

Artigos