DESAJUSTES CONTEMPORÂNEOS: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE CURRÍCULO E TECNOLOGIAS DIGITAIS

Autores

  • Gislene Rangel Evangelista Universidade Federal de Minas Gerais
  • Shirlei Rezende Sales Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Currículo, Tecnologias Digitais, Levantamento Bibliográfico, Desajuste, Contemporaneidade

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação que levantou e analisou como a produção acadêmica tem abordado a relação entre currículo e tecnologias digitais. Para tanto, foram investigados cinco periódicos acadêmicos, classificados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) com QUALIS A1 e A2, em um período de 10 anos. Para analisar as informações produzidas, utilizou-se as contribuições de autores/as que estudam as tecnologias digitais em consonância com a educação, a saber: Paraíso (2010), Arruda (2011) e Sibilia (2012). A partir das análises, o argumento desenvolvido é que, embora a intensa relação das pessoas com as tecnologias digitais se constituem como uma expressão da contemporaneidade, há um descompasso, um desajuste na relação entre o currículo escolar e as tecnologias digitais. Esse desajuste ficou claro nas análises sobre as centralidades dos artigos investigados, em que foi possível observar que, de modo geral, o currículo opera com lógicas que pouco se assemelham às das tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Gislene Rangel Evangelista, Universidade Federal de Minas Gerais

Aluna do Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG.

Shirlei Rezende Sales, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Artigos