O TEATRO NA FORMAÇÃO DOS EDUCANDOS: AS PERCEPÇÕES DOS EDUCADORES DE UM CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO (CEU) DA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Fernanda Quatorze Voltas Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)
  • Sonia Maria Portella Kruppa Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

Palavras-chave:

educação, teatro, emancipação

Resumo

Esse artigo traz uma reflexão sobre os resultados de uma pesquisa, cujo objeto foi a percepção dos educadores dos CEUs sobre a função do teatro na formação dos educandos, nesses espaços educativos, localizados nas periferias da cidade de São Paulo. As produções de Caldwell Cook, Herbert Read, Peter Slade, Bertolt Brecht, Augusto Boal, Ingrid Koudella, Marilena Chauí e Paulo Freire forneceram os subsídios teóricos que fundamentaram a referida pesquisa. A abordagem qualitativa, como entendida por Bogdan e Biklen, e o estudo de caso, mostraram-se apropriados para o desvelamento do objeto de estudo. Os procedimentos metodológicos incluíram a análise de documentos e a realização de entrevistas semiestruturadas com educadores, educandos e gestores de um CEU e das instâncias centrais da SME/SP. Os resultados evidenciaram incongruência entre as fontes documentais e as entrevistas realizadas, o que impossibilitou concluir sobre o consenso e a ênfase acerca da função do teatro na formação dos educandos. A única consonância perceptível entre as duas fontes de dados, ocorreu em relação à percepção do teatro como entretenimento, cuja ausência nos registros pesquisados foi compatível com a pequena ênfase atribuída a tal percepção, pelos sujeitos entrevistados. Isso parece indicar que, embora não haja um consenso sobre a função do teatro na formação dos educandos, essa arte tem sido entendida como mais do que um entretenimento pelos educadores do CEU.

Biografia do Autor

Fernanda Quatorze Voltas, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

Fernanda Quatorze Voltas é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da FEUSP, sob a orientação da profa. Dra. Sonia Maria Portella Krupa. É membro do grupo de pesquisa, ensino e extensão multidisciplinar: Estado, Democracia e Educação Pública (GEPEM-EDEP), coordenado por sua orientadora. Integra também, o grupo de pesquisa do CNPq: "O pensamento de Paulo Freire na educação brasileira", coordenado pela profª. Drª. Ana Maria Saul, da PUC-SP. É atriz do grupo de teatro Arte Tangível, de São Paulo.

Sonia Maria Portella Kruppa, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP)

Sonia Maria Portella Kruppa possui, pela Universidade de São Paulo: bacharelado (1976) e licenciatura(1981) em Ciências Sociais, graduação em Pedagogia (1985) , Mestrado em Educação (1994) e Doutorado em Educação (2001). Possui, também, Pós-Doutorado em Avaliação Educacional pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal). Tem experiência de pesquisa na área de Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado, Políticas Públicas e Avaliação, Organismos Multilaterais de Cooperação (Banco Mundial) e Economia Solidária. Atualmente, é Professora Doutora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-04-11

Edição

Seção

Artigos