A FORMAÇÃO DOCENTE: PIBID E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Autores

  • Neide Aquino Noffs Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Regina Célia Cola Rodrigues Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Formação inicial docente, Pibid, estágio curricular supervisionado, educação básica pública

Resumo

Este artigo representa um recorte de uma pesquisa de mestrado e teve como objetivo principal analisar as concepções que norteiam o Estágio Curricular Supervisionado e o Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência - PIBID. Objetivamos entender se o PIBID enquanto atividade de iniciação a docência pode ser considerado como Estágio Curricular Supervisionado. Para tanto foi realizada uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental, de estudos da literatura sobre a formação inicial de professores e de documentos oficiais analisando as concepções e ações que norteiam o Estagio Curricular Supervisionado e o PIBID.  Foram considerados os aspectos teóricos que influenciam direta ou indireta os processos de formação docente; a política de formação de professores, os instrumentos legais que fundamentam o PIBID e o Estágio Curricular Supervisionado.  O lócus do trabalho foi o estágio nas licenciaturas e o PIBID desenvolvido pela PUC/SP. Esta pesquisa revelou que o PIBID e o Estágio Curricular Supervisionado, apresentam semelhanças quanto aos princípios estruturantes entre elas a:  conexão entre teoria e prática, a pesquisa como estratégia de reflexão na e sobre a ação, aproximação das instituições formadoras IESs e Escolas Públicas de Educação Básica e a desmistificação da cultura de superioridade de uma sobre a outra e desta forma contribuiu para a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura. Por outro lado as condições objetivas de realização dos programas os diferenciam a saber: o Estágio Curricular Supervisionado dispõe de um menor tempo e vínculo diferenciado com as escolas e não necessariamente diretos com professores de Educação Básica, utilizar um tempo menor e se fundamenta basicamente na observação, enquanto no PIBID há o trabalho coletivo e colaborativo inter cursos desde o seu planejamento até a sua avaliação, envolvendo obrigatoriamente não só os licenciandos como os professores das IESs e Escolas de Educação Básica.

Biografia do Autor

Neide Aquino Noffs, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Psicopedagoga. Professora Titular do Departamento Formação Docente, Gestão e Tecnologias. Coordenadora do PIBID-PUC/SP. Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados Educação: Currículo na linha de pesquisa Formação de Educadores. Diretora da Faculdade de Educação. Gestão 2014-2017.

Regina Célia Cola Rodrigues, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Mestre em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Supervisor Escolar na Secretaria de Educação da Prefeitura do Município de São Paulo. Experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2016-04-11

Edição

Seção

Artigos