PLANO CEIBAL: INDÍCIOS DE RECONFIGURAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA CIBERCULTURA EM UMA ESCOLA URUGUAIA

Márcio Roberto de Lima, Silvania Sousa do Nascimento

Resumo


Este artigo relata algumas influências do Plano CEIBAL (Uruguai) na apropriação das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) pelo professor e o processo de reconfiguração de suas práticas pedagógicas. O recorte temporal deste relato compreende o período de 2007 a 2011 e apresenta algumas experiências de duas maestras da rede de educação pública uruguaia, as quais foram contempladas pelo Plano CEIBAL. A partir da análise das contribuições das colaboradoras uruguaias, sintetizam-se aqui: as condições de infraestrutura tecnológica oportunizadas pelo Plano CEIBAL a uma escola de Montevidéu; as percepções docentes sobre o Plano e suas ações de formação; os principais impactos culturais vivenciados pelas maestras e os desdobramentos associados nas práticas pedagógicas empreendidas com as TDIC. Inferiu-se que as ações do Plano CEIBAL vêm oportunizando gradativa apropriação docente das TDIC, progressiva reconfiguração das práticas pedagógicas e os primeiros traços da instauração de uma cultura digital, o que está associado à abertura docente às tecnologias ceibalistas.

Palavras-chave


Política pública; Prática pedagógica; Cibercultura; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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