A EAD E O USO COTIDIANO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADE PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DA EJA

Flávia Andréa dos Santos, Sérgio Paulino Abranches

Resumo


O presente artigo tem por objetivo refletir sobre o uso cotidiano das tecnologias digitais como contexto favorável à inserção da Educação a Distância (EAD) no processo de formação do professor da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tal problemática se inscreve no debate sobre a formação do professor de EJA e a utilização de diferentes modalidades como forma de potencializar este processo. A discussão parte da análise de 07 questões aplicadas com professores do I segmento da EJA, através de um questionário semiestruturado. As questões propostas abordavam o uso que os professores faziam das tecnologias digitais no campo pessoal. Responderam ao questionário 82 professores e, através das respostas apresentadas, identificamos que estudar e fazer curso on-line representavam ações realizadas pelos professores através da internet. Que os professores utilizavam a internet com fins intencionais, na perspectiva da aprendizagem, lazer, comunicação ou serviços. Que o uso da internet se insere no contexto pessoal, social e profissional. E que o uso da internet perpassa a construção das relações interpessoais, as respostas às necessidades cotidianas, a formação e o exercício profissional. Diante desses significados, a EAD se configura como possibilidade significativa à formação do professor da EJA, podendo contribuir para suprir lacunas decorrentes da formação inicial e promover estudos pertinentes/necessários à prática pedagógica da EJA.


Palavras-chave


EAD; formação do professor da EJA; tecnologias digitais

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Revista e-Curriculum                                   e-ISSN 1809-3876

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