MEMORIAL REFLEXIVO: RETRATOS E TEMPOS VIVIDOS ENTRE LUGARES NA ACADEMIA E NA ESCOLA
Palavras-chave:
memorial reflexivo, Programa de Pós-Graduação em Educação, Currículo, tecnologia educacional, pesquisa, Web currículoResumo
Este memorial-artigo tem o objetivo de retratar minha formação, atuação profissional, os fatos e feitos marcantes da vida e as transformações identificadas no ritmo do tempo dos acontecimentos em distintos espaços e contextos, culminando com minha participação no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no qual convivo nos últimos 20 anos (1995 – 2015). Nesse último período, a narrativa se imbrica com a própria vida do Programa, que em 2015 celebra 40 anos de existência e pelo caráter comemorativo a Revista e-Curriculum assume uma linha de publicação de memoriais. Tem como intenção explorar os sentidos e os significados dos acontecimentos de minha vida entre lugares na academia e na escola, representados por retratos em branco e preto com distintos matizes de cinza, questionando o tempo e a obra da autora. Após a introdução e o desenho metodológico, o texto se estrutura em três partes: a primeira traz a gênese da minha vida, o início dos estudos e o ensino de matemática; a segunda se refere às mudanças e imersão em uma nova cultura, a vida na PUC-SP como estudante e professora; a terceira parte narra a transformação da professora pesquisadora em orientadora, os novos caminhos de formação, gestão, investigação e outros temas de estudos, concluindo com a revisita aos retratos que apresento ao longo do texto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.