FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES: CURRÍCULO, TRABALHO PEDAGÓGICO E INOVAÇÃO

Autores

  • Marina Graziela Feldmann Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP
  • Marcos Tarciso Masetto Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP
  • Silvana Alves Freitas Pesquisadora do Grupo de Pesquisa FORPEC

Palavras-chave:

currículo, formação inicial e continuada de educadores, trabalho pedagógico curricular, propostas curriculares inovadoras de formação

Resumo

O texto tem como intuito compreender a articulação existente entre formação e currículo através do trabalho pedagógico e da inovação. Para tanto, apresenta os resultados de estudos realizados pela Linha de Pesquisa Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Esses estudos estão orientados pela constante indagação: Como acontece a integração da formação de educadores com o currículo e suas inovações curriculares? A articulação entre currículo e formação dos educadores traz à tona toda sua complexidade com foco no desafio de se apontar a relação histórica e social existente entre as transformações da sociedade contemporânea e os novos compromissos educacionais emergentes de tal contexto. Procuram-se propostas inovadoras no espaço de investigação sobre arquiteturas curriculares diferenciadas e suas concepções e sobre o trabalho pedagógico delas decorrentes que possibilitem o redesenho da formação inicial e continuada de educadores para a educação na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Marina Graziela Feldmann, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP

Pedagoga Mestre e Doutora em Educação: Currículo. Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação da PUC_SP. Pesquisadora e Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Educação: Currículo. Lider do Grupo de Pesquisa CNPq (2000) Formação de Professores e Cotidiano Escolar. Autora de vários livros e artigos sobre os seguintes temas: formação de professores, escola brasileira, políticas públicas de formação docente, cultura escolar e currículos inovadores.

Marcos Tarciso Masetto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP

Mestre e Doutor em Psicologia Educacional pela PUC-SP, Livre-docente em Didática pela USP. Professor titular do Departamento de Fundamentos de Educacção e do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da PUC-SP. Professor Associado Aposentado da USP. Especialista em questões universitárias e na formação pedagógica de professores do ensino superior, concentra nessas áreas suas pesquisas e publicações científicas. Líder do Grupo de Pesquisa FORPEC, credenciado no CNPq

Silvana Alves Freitas, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa FORPEC

Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional pela Universidade de Taubaté, Mestre e Doutora em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa FORPEC - Formação de Professores e Paradigmas Curriculares credenciado no CNPq.

Downloads

Publicado

2016-09-30

Edição

Seção

Artigos