A CERTIFICAÇÃO PELO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO: IMPLICAÇÕES CURRICULARES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • Simone Gonçalves Silva Doutoranda em Educação no Programa de de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas -UFPel
  • Álvaro Moreira Hypolito Professor Associado do Departamento de Ensino e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i2p516-538

Palavras-chave:

EJA. currículo. ENEM

Resumo

O estudo problematiza o Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos, na rede de ensino estadual da cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil. Busca contribuir para o entendimento de implicações da certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas práticas docentes em termos pedagógicos e curriculares. A partir de um conjunto de entrevistas semiestruturadas com docentes, procura-se estabelecer um diálogo com as categorias: caracterização dos estudantes e prática curricular, com base nos pressupostos da análise de conteúdo. A análise recorre à articulação entre estudos de currículo, políticas educacionais e avaliativas com estudos sobre a educação de jovens e adultos, como subsídio para a fundamentação teórica. A instituição da política avaliativa e certificadora de larga escala analisada acaba por produzir efeitos na construção e disseminação de novos sentidos e significados acerca da compreensão do que deve ser ensinado e como deve ser ensinado e na padronização da aprendizagem e do conhecimento, o que implica em alteração da constituição das práticas curriculares em educação de jovens e adultos.

Biografia do Autor

Simone Gonçalves Silva, Doutoranda em Educação no Programa de de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Pelotas -UFPel

Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em Educação e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. É também pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gestão, Currículo e Políticas Educativas da FAE/UFPEL. As temáticas de maior interesse são: Políticas Educacionais, Currículo, Profissionalização e Trabalho Docente.

Álvaro Moreira Hypolito, Professor Associado do Departamento de Ensino e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Álvaro Moreira Hypolito concluiu o Doutorado (PhD) em Curriculum and Instruction na Universidade de Wisconsin - Madison. É Pesquisador do CNPq e Professor Associado da Universidade Federal de Pelotas, onde atualmente exerce a função de Pró-Reitor de Graduação. Publicou 55 artigos em periódicos especializados e 34 trabalhos em Anais de eventos. Possui 33 capítulos de livros e 12 livros publicados como autor e/ou editor. Possui vários itens de produção técnica. Participou de eventos no exterior e no Brasil. Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens. Orientou 14 trabalhos de dissertação de mestrado e 9 teses de doutorado, duas como co-orientador. Participou de vários projetos de pesquisa, sendo que coordenou vários destes. Atualmente participa de 3 projetos de pesquisa. Atua na área de educação, com ênfase em estudos sobre Trabalho Docente, Currículo; e Gestão Educacional. Em suas atividades profissionais interagiu com 44 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Trabalho Docente, Currículo, Formação de Professores, Reestruturação Curricular, Profissionalismo, Teoria Crítica, Educação, Gênero, Globalização e Identidade. 

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Publicado

2018-07-01

Edição

Seção

Artigos