CONSONÂNCIAS E DISSONÂNCIAS ENTRE REFLEXÕES DE LICENCIANDOS EM ESTÁGIO E O CURRÍCULO: O CASO DA LICENCIATURA EM INFORMÁTICA/COMPUTAÇÃO DA UECE/UAB

Autores

  • Francisca Lindvania da Silva Vieira Universidade Estadual do Ceará
  • Adriano Silveira Machado Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará
  • Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0003-1031-8066

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i1p79-106

Palavras-chave:

Consonâncias, Dissonâncias, Formação, Prática Docente, Computação.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar as relações entre currículo e atividades atinentes ao magistério, partindo do problema: Quais são as consonâncias e as dissonâncias entre expressões reflexivas de licenciandos concludentes em Informática/Computação, que cursaram, na íntegra, o estágio curricular obrigatório e os currículos da formação e da prática docente do professor de Informática/Computação? Como metodologia de pesquisa, foi utilizada a análise categorial, técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977), que norteou a categorização de dezesseis temáticas, emersas a partir de leituras, interpretações e análises de cento e quarenta e seis comentários coletados de três fóruns de discussão, referentes às três disciplinas do estágio cursado, tarefas requeridas dos licenciandos no MOODLE. Após o processo de categorização, as dezesseis temáticas foram discutidas com base em proposições curriculares nacionais sobre formação/prática docente, que ocorre tanto no espaço acadêmico como no escolar. Seis consonâncias e quatro dissonâncias são os principais resultados deste estudo e evidenciam fatores que circundam o ensino e a formação educacional em Informática/Computação, principalmente no contexto que foi delineado na investigação.

Biografia do Autor

Francisca Lindvania da Silva Vieira, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Informática pela Universidade Estadual do Ceará em convênio com a Universidade Aberta do Brasil (UECE/UAB). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e em Tecnologias Digitais na Educação Básica pela UECE.

Adriano Silveira Machado, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em Didática de Ciências e Tecnologias com especialização em Didática de Ciências Físicas na Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD) em Portugal, mestre em Ensino de Ciências e Matemática (UFC), professor pesquisador I, formador do curso de Especialização em Educação Profissional Científica e Tec­nológica (EPCT), e do curso de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCe).

Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Educação e membro do grupo de pesquisa Política Educacional, Gestão e Aprendizagem do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professor dos cursos de Licenciatura em Química e Licenciatura em Informática/Computação da UECE.

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Publicado

2019-03-29

Edição

Seção

Artigos