INTERNACIONALIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES E CONTEXTOS

Autores

  • Juares da Silva Thiesen Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC - Florianópolis/SC, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i4p991-1017

Palavras-chave:

Internacionalização. Currículo. Educação Básica. Política.

Resumo

Este trabalho resulta de pesquisa em desenvolvimento, que tem por objetivo analisar implicações dos movimentos de internacionalização curricular no/do Ensino Superior sobre as atuais políticas e reconfigurações curriculares na Educação Básica, particularmente, nos cenários de Brasil e Portugal. No texto, como recorte, apresento e exploro, com base em pesquisas já realizadas, um conjunto de aspectos conceituais e outros elementos de contextualização do movimento de internacionalização da educação, com o propósito de destacar a presença da Educação Básica no debate dessa problemática, que, como se sabe, tem a Educação Superior como lócus principal. Opero com procedimentos metodológicos comumente utilizados em investigações do tipo descritivo-exploratórias, com base em textos de periódicos indexados, teses e dissertações, além de trabalhos apresentados em anais de eventos científicos. No artigo, identifico, inicialmente, alguns sentidos conceituais atribuídos por pesquisadores para internacionalização da educação e do currículo e sobre esta base formulo provisoriamente um conceito para internacionalização do currículo na Educação Básica. Numa segunda seção, situo contextos nos quais se insere a problemática da internacionalização do currículo e pontuo aspectos da participação ou do envolvimento desse nível da Educação no movimento.

Biografia do Autor

Juares da Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC - Florianópolis/SC, Brasil.

Professor do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC –, Florianópolis/SC, Brasil. Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC. Líder do Grupo de pesquisa em Currículo – Itinera. 

Referências

AGUIAR, Andrea Moura de Souza. O recurso às escolas internacionais como estratégia educativa de famílias socialmente favorecidas, 2007. 241f. Tese (Doutoramento em Educação)- Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte: UFMG, 2007.

______. Estratégias educativas de internacionalização: uma revisão da literatura sociológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.35, n.1, p. 067-079, jan./abr. 2009.

AKKARI, Abdeljalil. Internacionalização das políticas educacionais: transformações e desafios. Petrópolis: Vozes, 2011. 143p.

ALMEIDA, Simone Maranhão Costa. Políticas para a educação superior: a internacionalização em periódicos nacionais 2000-2014. In: VII JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2015, Maranhão. Anais…Maranhão: UFMA, 2015.p. 1-13.

ALTBACH, Philip; KNIGHT, Jane. The internationalization of higher education: motivations and realities. Journal of Studies in International Education, 11 (3/4), 290 – 305, 2007

ALTBACH, Philip. Why higher education is not a global commodity. The Chronicle of Higher Education. USA, v. 47, may, 2001.

______. Globalization and the university: Realities in an unequal world. J.J.F. Forest and P.G. Altbach (eds.), International Handbook of Higher Education, vol. 1. Dordrecht, The Netherlands, Springer. 121-140. 2006.

AMORIM, Marina Alves. Educação dos Brasileiros e o Estrangeiro: breve histórico da internacionalização dos estudos no Brasil. Brasiliana: Journal for Brazilian Studies. vol. 1, n.1, Set, 2012.

BALL, Stephen J. Educação Global S. A.: novas redes de políticas e o imaginário neoliberal. Tradução de Janete Bridon. Ponta Grossa, Brasil: UEPG, 2014.

______. Performatividade, privatização e o pós-estado do bem-estar. Campinas: Educação e Sociedade, v. 25, n. 89, 1105-1126, set/dez, 2004.

BEELEN, Jos; JONES, Elspeth.. Redefining internationalization at home. In: The European Higher Education Area: between Critical Reflections and Future Policies. Springer Opeen Cham: Springer, 2015.

BIANCHETTI, Lucídio; MAGALHÃES, António. M. Declaração de Bolonha e internacionalização da educação superior: protagonismo dos reitores e autonomia universitária em questão. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 20, n. 1, p. 225-249, mar. 2015.

BRASIL. Ciência sem fronteiras. Disponível em: <http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/orograma;jsessionid=BDC5B2BB811A D8214CC1155705FFE2A>. Acesso em: 12 ago. 2017a.

BRASIL. Decreto n.º 7.345, de 27 de outubro de 2010. Promulga o Acordo Quadro entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo do Canadá para Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação. Brasília/DF. Disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2017b.

CHAVES, Vera Lúcia Jacob. Internacionalização da educação superior: uma análise dos programas ciências sem fronteiras e licenciaturas internacionais. In: IV SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE ESTADO E EDUCAÇÃO DO ANDES-SINDICATO NACIONAL, 2015, Florianópolis/SC. Anais... Florianópolis: ANDES, 2015. p.48-60.

COSSIO, Maria Fátima. Agenda transnacional e governança nacional: as possíveis implicações na formação e no trabalho docente. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.13, n.04, p. 616 – 640 out./dez, 2015.

DALE, Roger. A sociologia da educação e o estado após a globalização. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1099-1120, out-dez, 2010.

______. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”? Educação e Sociedade, v. 25, n. 87, p. 423-460, mai/ago, 2004.

DE WIT, Hans. Internationalization of Higher Education: Nine Misconceptions. International Higher Education, n. 64, Summer, 2011. p. 6-7.

______. Reconsidering the Concept of Internationalization. In: Autoria.International Higher Education. Boston. December, 2013.

DIDRIKSSON, Axel. Reformulación de la cooperación internacional en la educación superior de América Latina y el Caribe, 2005.

DIDRIKSSON, Axel; GAZZOLA, Ana Lúcia. Prefácio. In: Tendencias de la Educación Superior en América Latina y el Caribe.Caracas: IESALC-UNESCO, 2008.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, v. 33, n. 119, p.325-672, abr./jun. 2012.

GOUGH, Noel. Locating Curriculum Studies in the Global Village. Journal of Curriculum Studies, [S.l.], v. 32, n. 2, p. 329-342, 2000.

KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: definition, approaches and rationales. Journal of Studies in International Education, v. 8, n. 1, p. 5 - 31, 2004.

______. The Internationalization of Higher Education: complexities and realities. In: TERREFA, Damtew; KNIGHT, Jane. Higher education in Africa: the international dimension. Massachussetts, USA: Boston College, 2008.

______. Student mobility and internationalization: trends and tribulations. Research in Comparative & International Education, v. 7. n. 1. 2012.

KNIGHT, Jane; DE WIT, Hans. Strategies for internationalisation of higher education: historical and conceptual perspectives. In: DE WIT, Hans (Ed.). Strategies for the internationalisation of higher education: a comparative study of Australia, Canada, Europe and the United States of America. Amsterdam: European Association for International Education, 1995.

LANDWEHR, M. M. Internationalization of K-12 Schools Through the Eyes of Public School Principals. Capstone Collection, paper, 2521, 2012-.

LEAL, Fernanda Geremias; MORAES, Mário César Barreto. Internacionalização curricular no contexto do Sul-global. XVI Colóquio Internacional de Gestión Universtária - CIGU. Peru/Arequipa, 2016. Anais... Peru/Arequipa, 2016. Disponível em:<https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/171005/OK%20-%20103_00376.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 18 ago. 2017.

LEASK, Betty. Using formal and informal curricula to improve interactions between home and international students. Journal of Studies in International Education, v. 13, n. 2, 205-221, 2009.

______. Internationalizing the curriculum. New York: Routledge, 2015.

LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, v.46 n.159, p.38-62 jan./mar, 2016.

LIMA Manolita Correia; MARANHÃO, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque. Políticas curriculares da internacionalização do ensino superior: multiculturalismo ou semiformação? Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v. 19, n. 72, p. 575-598, jul./set. 2011.

______. O sistema de educação superior mundial: entre a internacionalização ativa e passiva. Avaliação, v. 14, n. 3, p. 583-610, nov. 2009.

LUNA, José Marcelo Freitas de. Internacionalização do currículo: educação, interculturalidade e cidadania global. Campinas: Pontes Editores, 2016.

MARTINS, Adriano; REIS, Elaine Cristina. Internacionalização na UFSC: análise do programa inglês sem fronteiras e do curso extracurricular de inglês.In: XV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA – CIGU, DESAFIOS DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA NO SÉCULO XXI, 2015, Mar del Plata/Argentina. Anais... Mar Del Plata: 2015.p. 1-14

MAUÉS, Olgaíses Cabral. A expansão e a internacionalização da educação superior. Florianópolis: 37ª Reunião Nacional da ANPEd, outubro 2015.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. O atual processo de internacionalização do campo do currículo, estratégias e desafios. Educação, Sociedade & Culturas, nº 37, 2012.

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa; RAMOS, Rosane Karl. Currículo, internacionalização e cosmopolitismo. In: Currículo, Internacionalização e Cosmopolitismo: Desafios Contemporâneos em Contextos Luso-Afro-Brasileiros. Santo Tirso/Portugal: Facto Editores, 2015.

MOROSINI, Marília Costa. Internacionalização na produção de conhecimento em IES brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.27, n.01, p.93-112, abr. 2011.

______. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação, v. 19, n. 2, 2014.

______. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior: conceitos e práticas. Educar, n. 28, pp. 107-124, 2006.

NOGUEIRA, Maria Alice. Uma dose de Europa ou Estados Unidos para cada filho: estratégias familiares de internacionalização dos estudos. Pro-posições, Campinas, v.9, n.1(25), p.113-131, mar, 1998.

NOGUEIRA, Maria Alice; AGUIAR, Andreia Moura Souza; RAMOS, Viviane Coelho Caldeira. Fronteiras desafiadas: a internacionalização das experiências Escolares. Educação e Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 355-376, maio/ago. 2008.

OCDE. Internationalizing the curriculum in higher education. Paris: OCDE, 1996.

PACHECO, José Augusto. Associações e disseminação do conhecimento. In: Currículo, Internacionalização e Cosmopolitismo: Desafios Contemporâneos em Contextos Luso-Afro-Brasileiros. Santo Tirso/Portugal: Facto Editores, 2015.

______. Estudos curriculares, génese e consolidação em Portugal. Educação, Sociedade & Culturas, n. 38, 151-168, 2013. PEREIRA, Sérgio Azevedo. A internacionalização do currículo e a aprendizagem de todos os estudantes. São Paulo: Revista Ensino Superior – Unicamp, abr, 2015.

PINAR, William. International handbook of curriculum studies. Londres: LEA, 2003.

______. The worldliness of a cosmopolitan education: Passionate lives in public service. Nova Iorque: Routledge, 2009.

RIZVI, Fazal. Internationalization of curriculum: a critical perspective. In: HAYDEN, M; LEVY, J; THOMPSON, J. (Eds.). The Sage handbook of international education. London: Sage, 2007.

SEVILHA, Gustavo Brechesi. A internacionalização do ensino básico, suas motivações. 2014. 81 f. Dissertação (Faculdade de Filosofia)- Universidade de São Paulo/USP, SP, 2014.

SILVA, Kellen Cristina Prado. A educação como ponte estratégica Brasil – África: internacionalização da educação superior pública nos governos Lula e Dilma (2003 – 2014). In: Seminário Internacional de Educação Superior , 2014, Sorocaba/SP. Anais... Sorocaba, Universidade de Sorocaba – UNISO, 2014. 1-11

SILVA, Maria Abádia da. Organismos internacionais e a educação. In: OLIVEIRA, Dalila; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010.

SOUZA, Marcel Garcia de. O. Processo de Internacionalização Promovido pela Capes na Formação de Professores da Educação Básica. 2016. 46 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências)- Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre,2016.

TEICHLER, Ulrich. The changing debate on internationalization of higher education. Higher Education, n.48, p 5-46, 2004.

VARELA, Bartolomeu Lopes. O global e o local nos processos de prescrição e realização do currículo e na promoção do conhecimento universal: o caso da universidade de cabo verde. In:

Currículo, Internacionalização e Cosmopolitismo: Desafios Contemporâneos em Contextos Luso-Afro-Brasileiros. Santo Tirso/Portugal: Facto Editores, 2015.

ZAMBERLAM, Jurandir et al.. Os estudantes internacionais no processo globalizador e a internacionalização do ensino superior. Porto Alegre: Solidus, 2009. 140p.

Downloads

Publicado

2017-12-21

Edição

Seção

Dossiê Temático: "Democratização da escola em tempos de privação de direitos"