“SITUAÇÃO-LIMITE”, “ATO-LIMITE” E “INÉDITO VIÁVEL”: CATEGORIAS ATUAIS PARA PROBLEMATIZAR A “PERCEPÇÃO” DA REALIDADE

Autores

  • Anderson Rodrigues de Souza Universidade Federal do Amazonas e Prefeitura de Itacoatiara (AM) http://orcid.org/0000-0002-5087-4633
  • Jaciara de Sá Carvalho UNESA - Universidade Estácio de Sá Programa de Pós-Graduação em Educação Linha TICs nos Processos Educacionais http://orcid.org/0000-0003-1497-3930

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2018v16i4p1288-1308

Palavras-chave:

situação-limite, ato-limite, inédito viável, Paulo Freire, professor de informática.

Resumo

Diariamente, educadores brasileiros buscam exercer práticas político-pedagógicas sob condições inadequadas para o processo de ensino-aprendizagem. É o caso dos professores de informática que atuam na rede pública da cidade de Itacoatiara (AM), com apenas quatro laboratórios funcionando precariamente em um universo de 127 escolas em 2018. Este artigo foi produzido a partir de uma investigação que analisou o discurso desses educadores sobre suas práticas, por meio de uma aproximação das categorias “situação-limite”, “ato-limite” e “inédito viável” (FREIRE, [1968] 1987). A pesquisa aponta que esses profissionais desenvolvem alternativas para contornar a precariedade tecnológica “percebida” como “obstáculo” para o processo educativo. Mas, por não levarem à “superação” dessa “situação-limite”, as alternativas não se configuram como “atos-limites” e pouco alteram a realidade vivida. Considerando que são tarefas da pesquisa e da ação críticas testemunhar, identificar contradições, espaços de ação e agir em conjunto, a investigação provocou o início de uma rede de professores de informática que, impulsionada pelo pesquisador-professor, buscará criar um inédito viável. Este artigo objetiva, assim, apresentar uma discussão sobre a “percepção” de professores acerca de uma dada realidade à luz do referencial adotado e, desta maneira, expor a atualidade e polivalência de categorias trabalhadas por Freire há cinquenta anos.

Biografia do Autor

Anderson Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Amazonas e Prefeitura de Itacoatiara (AM)

É mestre em Educação (UNESA), especialista em Metodologia do Ensino Superior (Uninorte) e tecnológo em Informática (UniverCidade). Professor de Informática na rede municipal de Itacoatiara (AM), também atua como Analista de Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Tem interesse em temáticas relativas à tecnologias web e Informática na Educação.

Jaciara de Sá Carvalho, UNESA - Universidade Estácio de Sá Programa de Pós-Graduação em Educação Linha TICs nos Processos Educacionais

Professora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA, no Rio de Janeiro, e pesquisadora do Grupo de Pesquisas em Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). É doutora e mestre em Educação (USP), especialista em Gestão de Processos Comunicacionais (ECA/USP) e bacharel em Comunicação (PUC-SP). Coordenou e participou de projetos e programas no Terceiro Setor em que tecnologias digitais tiveram papel de destaque.  Suas pesquisas envolvem a inter-relação das seguintes temáticas: educação, tecnologia, Paulo Freire, comunicação e cidadania. É uma das organizadoras do e-book bilíngue “Educação e Tecnologia: abordagens críticas”, disponível na web, e integrante da (nascente) “Rede International de Pesquisas Críticas em Educação e Tecnologia”.

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Publicado

2018-12-18

Edição

Seção

Dossiê Temático: "50 ANOS DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO: ler a realidade e construir a esperança"