REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE: RESISTÊNCIAS E LUTAS POR JUSTIÇA SOCIAL E CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p866-888

Palavras-chave:

Justiça social, Justiça Curricular, Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre, Escola Cidadã.

Resumo

Este artigo apresenta a experiência educacional da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA) e os desafios para manter viva a herança de um projeto contra-hegemônico em tempos de avanços de políticas da Nova Direita. O texto é subsidiado por um conjunto de pesquisas, algumas das quais de base etnográfica, que no decorrer de mais de uma década vêm sendo realizadas nas escolas da rede. Demonstramos que as iniciativas ensejadas nesta rede de ensino se conectam às lutas por justiça social e justiça curricular, conceitos que apresentamos e discutimos no artigo. A análise dos dados obtidos nas pesquisas revela que com o passar do tempo a RMEPOA sofreu profundas transformações, sobretudo com a introdução de políticas que precarizaram a complexa estrutura do projeto Escola Cidadã, iniciativa de democratização vivida na RMEPOA entre 1989 e 2004. Concluímos mostrando que a memória dessa experiência e a capacidade criativa das escolas oferecem exemplos de lutas e da resistência propositiva dentro das escolas.

 

Biografia do Autor

Graziella Souza dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Adjunta do Departamento de Estudos Especializados em Educação, no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Simone Costa Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação pela UFRGS.

Luís Armando Gandin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela University of Wisconsin-Madison, Estados Unidos e Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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2020-06-26

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Artigos