SENTIDOS DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR NAS REFORMAS RECENTES DO ENSINO MÉDIO: ENTRE AS ÁREAS DO CONHECIMENTO E A ORGANIZAÇÃO DISCIPLINAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1587-1603

Palavras-chave:

História do Currículo, Integração curricular, Áreas do Conhecimento, Disciplinas Escolares.

Resumo

O trabalho investiga os sentidos de integração curricular produzidos, disputados e fixados no tempo presente, focalizando as políticas para o Ensino Médio no Brasil e, em particular, para a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São investigados documentos oficiais das reformas recentes para esse nível de ensino: os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular. A ideia foi analisar as regulações e efeitos dessas políticas, tomando como referência um histórico e importante embate que se explicita e ganha força entre as áreas do conhecimento e as disciplinas escolares. No diálogo com Michel Foucault, curriculistas (como Thomas Popkewitz e Stephen Ball) e historiadores (Reinhart Koselleck, por exemplo), é assumida uma abordagem discursiva para a produção de uma História do Currículo do Presente. Tomando a interdisciplinaridade como o significado hegemônico que a integração curricular veio assumindo historicamente, se analisam os deslocamentos do discurso reformista na direção das áreas do conhecimento, ainda que regulado pelas regras e padrões da organização disciplinar. Nesse movimento, o termo disciplina escolar vai deixando de ser enunciado, em um movimento que desloca os sentidos de integração curricular no diálogo com os componentes curriculares. As noções de competências e habilidades vão se transformando em elementos de adjetivação do conhecimento disciplinarizado, produzindo efeitos no modo como passamos a pensar a ‘validade’ daquilo que ensinamos e aprendemos no ensino médio, assim como os nossos papéis como professores e estudantes nesse nível da educação básica.

Biografia do Autor

Heloize da Cunha Charret, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em educação pela UFRJ, onde pesquisou sobre as políticas públicas inseridas nas reformas contemporâneas do Ensino Médio, possui mestrado em educação pela UFF e é formada em Física pela mesma Universidade.

 

Marcia Serra Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ, atuando na Licenciatura em Ciências Biológicas e no PPGE. É bolsista de produtividade (PQ2/CNPq) e Cientista do Estado do Rio de Janeiro (CNE/Faperj). Realizou estudos de pós-doutoramento na Unicamp (2016/2017) e como Fulbright Visiting Scholar na UW-Madison, USA (2017). Coordena o Grupo de Estudos em História do Currículo, no âmbito do NEC/UFRJ.

Referências

BOWE, Richard; BALL, Stephen; GOLD, Anne. Reforming education and changing schools: case studies in Policy Sociology. Londres/Nova Iorque: Routledge, 1992.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução CEB nº 3, de 26 de junho de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 ago. 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Parecer CNE/CP nº 11, de 30 de junho de 2009. Proposta de experiência curricular inovadora do Ensino Médio. Brasília: CNE/CP, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Programa Ensino Médio Inovador – Documento Orientador. Brasília: MEC/SEB, 2013.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, Altera as Leis nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e o decreto-Lei nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. MEC/SEB, 2018. CHARRET, Heloize. Integração curricular nas reformas do ensino médio: estabilidade e mudança no embate entre as áreas de conhecimentos e as disciplinas escolares. Orientadora: Marcia Serra Ferreira. 2019. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

CHARRET, Heloize; FERREIRA, Marcia Serra. Políticas de integração curricular no tempo presente: investigando a construção sociohistórica da área de Ciências da Natureza no ensino médio brasileiro. In: Memorias XII Congreso Iberoamericano de Historia de la Educación Latinoamericana (CIHELA). Medellin: Universidad de Antioquia, 2016, p. 1015-1027.

CHARRET, Heloize; FERREIRA, Marcia Serra. Políticas de Integração Curricular no tempo presente: perspectivas para a disciplina escolar Física no Ensino Médio Brasileiro. In: Anais do XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), 2017a, p. 1-7.

CHARRET, Heloize; FERREIRA, Marcia Serra. Curriculum integration policies: investigating the sociohistorical teacher objectification processes in Brazilian high school education. In: AERA Annual Meeting, 2017, San Antonio. AERA Online Paper Repository. San Antonio: AERA, 2017b. p. 1-5.

CHARRET, Heloize; BRASIL, Gabriel; FERREIRA, Marcia Serra. Sentidos de integração curricular na comunidade disciplinar de Ciências da Natureza (2011-2015). In: Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Florianópolis: ABRAPEC, 2017. p. 1-9.

FERREIRA, Marcia Serra. A história da disciplina escolar Ciências no Colégio Pedro II (1960-1980). Orientador: Antonio Flavio Barbosa Moreira. 2005. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

FERREIRA, Marcia Serra. História do Currículo e das Disciplinas: apontamentos de pesquisa. In: FAVACHO, André Márcio Picanço; PACHECO, José Augusto; SALES, Shirlei Rezende (Orgs.). Currículo, conhecimento e avaliação: divergências e tensões. 1ed. Curitiba: CRV, 2013, p. 75-88.

FERREIRA, Marcia Serra. História do Currículo e das Disciplinas: produzindo uma abordagem discursiva para investigar a formação inicial de professores nas Ciências Biológicas. In: LEITE, Miriam; GABRIEL, Carmen Teresa (Orgs.). Linguagem, Discurso, Pesquisa e Educação. Petrópolis: De Petrus; Rio de Janeiro: FAPERJ, 2015, p. 265-284.

FERREIRA, Marcia Serra; SANTOS, André Vitor Fernandes dos. Discursos curriculares no/do tempo presente: subsídios para uma articulação entre a História e as Políticas de Currículo. In: LOPES, Alice Casimiro; OLIVEIRA, Marcia Betânia (Orgs.). Políticas de currículo: pesquisas e articulações discursivas. Curitiba: CRV, 2017. p. 55-78.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012a.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso – aula inaugural no Collège de France. São Paulo: Edições Loyola, 2012b. GOODSON, Ivor. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes, 1995.

GOODSON, Ivor. A Construção Social do Currículo. Lisboa: Educa, 1997.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Editora PUC-Rio, Contraponto 368p. 2006.

KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo. Rio de Janeiro: Contratempo: PUC-Rio, 2014.

MAINARDES, Jefferson. Educação e Sociedade. Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006

MOZENA, Erika Regina; OSTERMANN, Fernanda. Integração curricular por áreas com extinção das disciplinas no Ensino Médio: Uma preocupante realidade não respaldada pela pesquisa em Ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 36, n. 1, 2014.

POPKEWITZ, Thomas. História do currículo, regulação social e poder. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

POPKEWITZ, Thomas. Reforma educacional: uma política sociológica – poder e conhecimento em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

POPKEWITZ, Thomas. Lutando em defesa da alma: a política do ensino e a construção do professor. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SANTOS, André Vitor Fernandes dos. Regularidades discursivas sobre mudança curricular e a produção de subjetividades no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Orientadora: Marcia Serra Ferreira Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Dossiê ABdC 2019: "Confrontos e resistências nas políticas educacionais e curriculares no contexto atual"