NARRATIVAS DIGITAIS E EXPERIÊNCIA: EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM UMA PERSPECTIVA HUMANISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p692-714

Palavras-chave:

Narrativas digitais, Experiência, Tecnologia Educacional, Humanismo.

Resumo

As discussões sobre a temática das narrativas digitais têm se expandido, nos últimos anos, em diferentes áreas do conhecimento – desde o Design e a Comunicação até a Educação e a Linguagem. Ainda assim, escassos são os estudos dedicados a uma abordagem conceitual do tema. Nesse contexto, este artigo resulta de uma revisão narrativa de literatura e apresenta um estudo teórico-conceitual acerca das narrativas digitais em diálogo com o conceito de experiência em Heidegger (2003) e Larrosa (2002; 2004; 2011a; 2011b). Desde essas perspectivas, em interlocução com a área da Educação e com autores que defendem que ela seja humanista e emancipatória, o texto explora os dois conceitos (narrativas digitais e experiência). A partir daí, o estudo busca indicar caminhos possíveis para integração dessas narrativas à prática docente e aos currículos em diferentes contextos formativos para uma educação mediada pelas tecnologias que contribua para que o humanismo se mantenha como o fundamento de nossas relações também no contexto da cultura digital. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandra Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Educação e licenciada em Letras. Professora Adjunta da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UNIFEI, atuando na linha de pesquisa "Educação e Tecnologias".

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Narrativas digitais. In: MILL, Daniel (Org.). Dicionário Crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Campinas/SP: Papirus, 2018. p. 475-479.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, set/dez. 2012. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf. Acesso em: 27 mar. 2020.

ASSMANN, Hugo. A metamorfose do aprender na sociedade da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 7-15, maio/ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v29n2/a02v29n2. Acesso em: 12 mar. 2020.

BAUMAN, Zigmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Trad. José Gradel. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BIANCHETTI, Lucídio; THIESEN, Juares da Silva. O lugar das utopias e distopias no debate social e pedagógico na atualidade. In: BIANCHETTI, Lucídio; THIESEN, Juares da Silva. (Orgs.). Utopias e distopias na modernidade: educadores em diálogo com T. Morus, F. Bacon, J. Bentham, A. Huxley e G. Orwell. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2014. p. 21-42.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas I – Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1996.

BRUNER, Jerome. A Construção Narrativa da Realidade. Trad. Waldemar Ferreira Netto. Critical Inquiry, vol. 18, n. 1, p. 1-21, 1991. Disponível em: https://www.academia.edu/4598706/BRUNER_Jerome._A_constru%C3%A7%C3%A3o_narrativa_da_realidade. Acesso em: 28 nov. 2019.

BRUNER, Jerome. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

BRUNER, Jerome. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CARVALHO, Gracinda Souza de. As Histórias Digitais: Narrativas no Século XXI. O Software Movie Maker como Recurso Procedimental para a Construção de Narrações. Orientadora: Vera Lucia Marinelli. 2008. 197 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo. 2008. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-27082010-104511/publico/Gracinda_Souza_de_Carvalho.pdf. Acesso em: 30 nov. 2019.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1999.

CLARKE, Robert; ADAM, Andrea. Digital Storytelling in Australia: Academic Perspectives and Reflections. Arts and Humanities in Higher Education, v. 11, n. 1-2, p. 157-176, feb./apr. 2012. Disponível em: eric.ed.gov/?id=EJ955497. Acesso em: 12 fev. 2020.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

CUNHA, Maria Isabel. Conta-me agora! As narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, v. 23, n. 1/2, p. 185-195, jan./dez. 1997. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rfe/article/view/59596/62695. Acesso em: 30 mar. 2020.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, p. 290-299, maio/ago. 2007. Disponível em: link. https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n35/a09v1235.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2014.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1982.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e futuro social. Revista Brasileira de Educação, v. 12, p. 241-252, mai/ago. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n35/a05v1235.pdf. Acesso em: 10 jun. 2020.

HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Trad. Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis/RJ: Vozes, 2013.

JONASSEN, David. Computadores, ferramentas cognitivas: desenvolver o pensamento crítico nas escolas. Porto: Editora Porto, 2007.

KEARNEY, Richard. Narrativa. Educação & Realidade, v. 37, n. 2, p. 409-438, maio/ago. 2012. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=317227324006. Acesso em: 26 mar. 2020.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000100003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 20 mar. 2020.

LARROSA, Jorge. Notas sobre narrativa e identidade (a modo de presentación). In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (Org.). A aventura (auto)biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 11-22.

LARROSA, Jorge. Tecnologias do Eu e Educação. In: SILVA, Tomás Tadeu da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011a. p. 35-86.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em Educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 04-27, jul.dez. 2011b. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/download/2444/1898. Acesso em: 04 fev. 2020.

LIMA JUNIOR, Arnaud Soares de. Tecnologias inteligentes e educação: currículo hipertextual. Rio de Janeiro: Quarter; Juazeiro/BA: FUNDESF, 2005.

MACEDO, Roberto Sidinei. Currículo no século XXI. In: IV SEMINÁRIO WEB CURRÍCULO/XII ENCONTRO DE PESQUISADORES EM CURRÍCULO, 2015, São Paulo.

MACHADO, Ana Maria Netto. Presença e implicações da noção de escrita na obra de Jacques Lacan. 2. ed. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2000.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais emergente no contexto da tecnologia digital. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio Carlos (Orgs.). Hipertexto e gêneros textuais: novas formas de construção de sentido. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 15-80.

MARTINO, Luís Mauro de Sá. Teoria das Mídias Digitais: linguagens, ambientes, redes. 2. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2015.

MOLINA, Roseane Kreusburg. Experiência. In: STREK, Danilo R. Streck; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. p. 186-187.

MURRAY, Janet H. Hamlet no holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Trad. Elissa Khoury Daher. São Paulo: Itaú Cultural/UNESP, 2003.

NAZAR, Teresa. O escrito da escrita. In: MARIANI, Bethania (Org.). A escrita e os escritos: reflexões em análise do discurso e psicanálise. São Carlos: Claraluz, 2006. p. 159-174.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A experiência em formação. Educação, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio-ago. 2011. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84819058004. Acesso em: 26 mar. 2020.

PAUL, Nora. Elementos das narrativas digitais. In: FERRARI, Pollyana (Org.) Hipertexto, hipermídia: as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2007. p. 121-140.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa (Tomo I). Trad. Constança M. Cesar. Campinas/SP: Papirus, 1994.

RICOEUR, Paul. Percurso do Reconhecimento. São Paulo: Loyola, 2006.

ROBIN, Bernard. R. Digital Storytelling: a powerful technology toll for the 21st century classroom. Theory Into Pratice, n. 47, p. 220-228, 2008. Disponível em: eric.ed.gov/?id=EJ799668. Acesso em: 20 jul. 2019.

RODRIGUES, Alessandra. Escrita e autoria: entre histórias, memórias e descobertas. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2011.

RODRIGUES, Alessandra. Efeito bumerangue: considerações acerca das condições de construção de autoria. In: Machado, Ana Maria Netto (Org.). Toc, toc, toc, eu quero entrar!: conhecimento e reconhecimento de egressos do stricto sensu e transformação social Florianópolis: DIOESC, 2012. p. 65-80.

RODRIGUES, Alessandra. Narrativas digitais, autoria e currículo na formação de professores mediada pelas tecnologias: uma narrativa-tese. Orientadora: Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida. 2017. 274 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20196. Acesso em: 30 mar. 2020

RODRIGUES, Alessandra. Mídias, efeitos de sentido e práticas de leitura e escrita: o que nos contam as narrativas digitais? Leitura: Teoria & Prática, v. 37, n. 75, p. 101-113, 2019a. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/750. Acesso em: 30 mar. 2020.

RODRIGUES, Alessandra. A autoria e a narrativa digital na formação de professores de Ciências mediada pelas tecnologias: entrelaçando possibilidades pela escritura de si. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, v. 43, p. 276-304, 2019b. Disponível em: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/5423. Acesso em: 30 mar. 2020.

RODRIGUES, Alessandra; GONÇALVES, Lina Maria. Narrativas digitais na formação de professores: da memória, do registro e do discurso emergem posturas e experiências. Revista Contexto & Educação, ano 29, n.94, p. 212-237, set./dez. 2014. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/3979/467. Acesso em: 19 dez. 2019.

ROTHER, Edna Terezinha. Editorial. Acta Paulista Enfermagem, v. 20, n. 2, vi, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ape/v20n2/a01v20n2.pdf. Acesso em: 27 mar. 2020.

SANTAELLA, Lúcia. Linguagens líquidas na era da modernidade. São Paulo: Paulus, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2010a.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo, Cortez, 2010b. p. 31-83.

SKLIAR, Carlos. Escrevendo e lendo sobre a identidade, a diferença e a solidão. Leitura: Teoria & Prática, v. 34, n. 66, p. 13-29, 2016. Disponível em: https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/444. Acesso em: 10 jun. 2020.

VALENTE, José Armando. A espiral da espiral de aprendizagem: o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação. 2005. 238 f. Tese (Livre Docência) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas/SP, 2005. Disponível em: www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?view=000857072. Acesso em: 16 abr. 2020.

VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005.

XU, Yan; PARK, Hyungsung; BAEK, Youngkyun. A New Approach Toward Digital Storytelling: An Activity Focused on Writing Self Efficacy in Virtual Learning Environment. Educational Technology & Society, v. 14, n. 4, p. 181-191, 2011. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/220374689_A_New_Approach_Toward_Digital_Storytelling_An_Activity_Focused_on_Writing_Self-efficacy_in_a_Virtual_Learning_Environment. Acesso em: 17 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Dossiê Temático 2020: Web Currículo: Educação e humanismo