<strong>FORMAÇÃO REFLEXIVA: A APROPRIAÇÃO TECNOLÓGICA PELOS FORMADORES DOS NÚCLEOS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAL DO ESTADO DE GOIÁS PARA IMPLANTAÇÃO DO “PROUCA”</strong>
Palavras-chave:
Programa Um Computador por Aluno - Formação Reflexiva eContextualizada - Formador NTE - Análise do DSC nos fóruns de discussãoResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o processo de formação reflexiva da apropriação tecnológica pelos formadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE de Goiás para implantação do - Programa Um Computador por Aluno- PROUCA. A análise será realizada utilizando-se o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) - nos fóruns de discussão no Ambiente Colaborativo de Aprendizagem - e-Proinfo. Tendo em vista tal objetivo e método de pesquisa, como fundamentação teórica foi utilizada a formação reflexiva e contextualizada. Dentre os resultados dos dados qualitativos da análise do DSC dos fóruns, constatou-se que os formadores do NTE de Goiás estão conscientes e abertos em buscar a parceria com o suporte da equipe da IES Global, para gerar pela análise da reflexão na e sobre a ação, uma rede colaborativa de conhecimentos e avançar na apropriação tecnológica e pedagógica de forma crítica, autônoma e criativa, deles e dos professores das escolas. Sendo assim, destacamos duas recomendações: a necessidade do envolvimento de toda a comunidade escolar nas decisões do PROUCA, e a reformulação do Módulo 1 – Apropriação Tecnológica por apresentar características instrucionais.Downloads
Publicado
2012-04-02
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.Todo o conteúdo da Revista e-Curriculum é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.