O que os dados do SAEB nos dizem sobre o desempenho dos estudantes em Matemática?
What SAEB data tell us about student performance in mathematics?

Juliana Batista Pereira dos Santos, Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto

Resumo


Este estudo analisa as notas médias obtidas pelos alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio do Rio Grande do Sul em matemática, nas edições 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). O objetivo foi investigar e compreender oscilações e tendências em relação às médias de desempenho das esferas analisadas, com foco especial nas habilidades matemáticas equivalentes a cada nível de desempenho. Os resultados mostram oscilações progressivas, principalmente no 5º ano; avanços significativos de um mesmo grupo de alunos em momentos escolares distintos, e um déficit entre as habilidades matemáticas esperadas e obtidas pelos alunos de todos os anos escolares avaliados.


Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA