Tecnologias digitais no ensino: discussões a partir de propostas desenvolvidas por licenciandos envolvendo polinômios
Digital technologies in teaching: discussions from proposals developed by undergraduates involving polynomials

Maria Ivete Basniak, Dirceu Scaldelai, Celine Maria Paulek, Natali Angela Felipe

Resumo


O presente trabalho discute as diferentes abordagens que alunos do quarto ano de um curso de Licenciatura em Matemática propuseram para a utilização de quatro objetos de aprendizagem envolvendo polinômios. Os objetos foram desenvolvidos no software GeoGebra, e possibilitam o ensino das operações envolvendo polinômios relacionando-as à áreas de retângulos. A pesquisa ocorreu durante seis aulas, sendo um primeiro momento para exploração dos objetos e um segundo para a elaboração de um plano de aula utilizando um ou mais objetos de aprendizagem. A forma como os alunos trabalharam com os objetos de aprendizagem nos fornecem indícios de que ainda não superamos a lógica de reprodução de métodos de ensino que privilegiam a utilização e apropriação de algoritmos à discussão de conceitos matemáticos. Apesar disso, percebemos que alguns futuros professores começaram "arriscar", propondo tarefas que questionam mais os alunos do que fornecem explicações prontas.


Palavras-chave


Tecnologias Digitais; Objetos de Aprendizagem; Formação de Professores

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Referências


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