<br>Aprendizagem Matemática on-line: quando tensões geram conflitos<br>Online math learning: when tensions generate conflicts

Autores

  • Daise Lago Pereira Souto Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Formação Continuada de professores.

Resumo

São dois os objetivos deste artigo: um deles é discutir, com base na análise qualitativa de dados empíricos, possíveis tensões que geram conflitos e que podem ocorrer durante o processo de aprendizagem matemática on-line, especificamente no momento em que professores realizam um trabalho em conjunto. Outro objetivo é mostrar que a perspectiva teórico-metodológica do sistema de atividade seres-humanos-com-mídias que inclui os miniciclones de transformações expansivas pode favorecer esse tipo de análise. Essa perspectiva tem raízes na teoria da atividade e no construto seres-humanos-com-mídias. Concluiu-se que os fundamentos teórico-metodológicos adotados propiciaram a análise das tensões que deram origem a conflitos, os quais foram provenientes de rupturas nos motivos, nas regras e na organização do trabalho.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daise Lago Pereira Souto, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

É docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. É Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP de Rio Claro, mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ de Ijuí, especialista em métodos estatísticos pela Universidade Regional integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI de Santo Ângelo e licenciada em Matemática com habilitação em física pela mesma universidade. Suas principais linhas de pesquisa são: Educação a distância Online; Formação de professores e Tecnologias digitais; Teoria da Atividade e TIC. É membro do GPIMEM - Grupo de Pesquisa Informática Outras Mídias e Educação Matemática. Foi Secretária Municipal de Educação em Santo Ângelo - RS e já atuou em todos os níveis de ensino desde a educação infantil, passando pela educação básica, incluíndo a Educação de Jovens e Adultos até o ensino superior e suas diferentes modalidades (licenciaturas parcelas, turmas fora de sede, educação à distância). Atua principalmente nas seguintes disciplinas: TICs e Educação Matemática, Estágio Curricular Supervisionado de Matemática e Física, Monografia, Geometria Elementar, Desenho Geométrico, Geometria Euclidiana plana e espacial, Geometria Analítica e vetorial, Geometria Descritiva, Prática de Ensino de Geometria, Fundamentos da Matemática Elementar, Estatística I e II, Didática da Matemática. Atualmente é coordenadora Adjunta da Diretoria de Gestão de Educação a Distância da UNEMAT.

Referências

ARAÚJO, J. L; SANTOS, M; SILVA, T. Identificando o(s) objeto(s) em atividades de Modelagem Matemática. X ENEM Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais… Salvador, 2010.

BORBA, M. C. Students Understanding of transformations of functions using multi-representational software. 1993, 377f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Cornel University, Ithaca, 1993.

BORBA, M. C. Tecnologias Informáticas na Educação Matemática e Reorganização do pensamento. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática: concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

BORBA, M. C. GPIMEM e UNESP: pesquisa, extensão e ensino em informática e Educação Matemática. In: PENTEADO, M; BORBA, M. (Orgs.). A informática em ação: formação de professores, pesquisa e extensão. São Paulo: Olha d'água, 2000.

BORBA, M.C; D’AMBRÓSIO, U. Dynamics of change of mathematics education in Brazil and a scenario of current research. ZDM Mathematics Education, v.42, p. 271 – 279, 2010.

BORBA, M.C; VILLARREAL, M. V. Humans-With-Media and the Reorganization of Mathematical Thinking: information and communication technologies, modelling, experimentation and visualization. New York: Springer, 2005.

DEVLIN, K. The logical structure of computeraided mathematical reasoning. American Mathematical Monthly, v. 104, n. 7, p. 632-646, 1997.

ENGESTRÖM, Y. Learning by expanding: an activity-theorical aprroach to developmental research. Helsinki, 1987. Disponível em: <http://lchc.ucsd.edu/MCA/Paper/Engestrom/expanding/toc.thm.>. Acesso em: 10 set. 2015.

ENGESTRÖM, Y. Activity Theory and individual and social transformations. In: ENGESTRÖM, Y.; MIETTINEN, R.; PUNAMÃKI, R. L. (Eds.). Perspectives on Activity Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.

ENGESTRÖM, Y. Innovative learning in Work teams: analyzing the cycles of knowledge creation in practice. In: ENGESTRÖM, Y.; MIETTINEN, R.; PUNAMÃKI, R.L. (Eds.). Perspectives on Activity Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 1999a.

ENGESTRÖM, Y. Expansive learning at work: toward an activity theoretical reconceptualization. Journal of Education an Work, v. 14, n.1, 2001.

ENGESTRÖM, Y. Nom scolae sed vitae discimus: como superar a encapsulação da aprendizagem escolar. In: DANIELS, H. (Org.). Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002.

ENGESTRÖM, Y.; SANNINO, A. Studies of expansive learning: foundations, findings, and future challenges. Educational Reserarch Review, v.5, p. 1-24. doi: 10.1016/j.edurev.2009.12.002. Acesso em: 25 set. 2015.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 10 ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

GRACIAS, T. A. A natureza da reorganização do pensamento em um curso a distância sobre Tendências em Educação Matemática. 2003. 165p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" UNESP, Rio Claro, 2003.

HEIDEGER, M. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 1988.

ILLERIS, K. (Org.) Teorias Contemporâneas de Aprendizagem. Penso Editora: Porto Alegre, 2009.

JACCOUD, M; MAYER, R. A observação direta e pesquisa qualitativa. In: POUPART, J. et al. A Pesquisa Qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

JACINTO, H.; CARRERA, S. Beyond-school mathematical problem solving: a case students-with-media. PME 37 Conference. Proceedings… Kiel, 2013.

KAPTERLININ, V. Activity theory: implications for human computer interation. 1993. Disponível em: <http://www.comp.lleds.ac.uk/umuas/reading-group/kapterlinin-ch5.pdf.> Acesso em: 15 out. 2010.

LATOUR, B. Science in action. Milton Keynes: Open University, 1987.

LÉVY, O. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora, 34, 1993.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Livros Horizonte: Lisboa, 1978.

LINCOLN, Y.; GUBA, E. Naturalistic Inquiry. Londres: Sage Publications; Lisboa: Edições 70, 1985.

MALHEIROS, A. P. Educação Matemática Online: a elaboração de projetos de modelagem. 2008. 178f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – UNESP, Rio Claro, 2008.

MALTEMPI, M; MALHEIROS, A. P. Online distance mathematics education in Brazil:research, practice and policy. ZDM Mathematics Education, v. 42, pp. 291 – 303, 2010.

OCHOA, J. A. V. La comprensión delatasa de variación para una aproximación al concepto de derivada: un análisis desde la teoría de Pirie y Kieren. 2011. 228f. Tese (Doutorado) - Universidad de Antioquia, Medellín, 2011.

OLIVEIRA, G.P.; MARCELINO, S.B. Estratégias didáticas com o software SuperLogo: adquirir fluência e pensar com tecnologias em Educação Matemática. Educação Matemática Pesquisa, v.17, n. 4, pp. 816-842, 2015.

SILVA, M. Educação Online. São Paulo: Loyola, 2003.

SOARES, D, S.; SOUTO, D.L.P. Tensões no processo de análise de modelos em um curso de Cálculo Diferencial e Integral. Revista de Matemática, Ensino e Cultura - REMATEC. v. 9, n. 17, 2014.

SOUTO, D. L. P. Refletindo sobre o papel do software GeoGebra na produção de conhecimento Matemático construído por um coletivo pensante formado por humanos e mídias. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo (IGISP), v. 1, p. 22-36, 2012.

SOUTO, D. L. P. Mídias: artefatos e/ou objeto? XVI Conferência GPIMEM: 20 anos Tecnologias Digitais em Educação Matemática. Anais... Rio Claro, 2013.

SOUTO, D. L. P. Transformações Expansivas em um curso de Educação Matemática a distância online. 2013. 279 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Rio Claro, 2013a.

SOUTO, D. L. P. Transformações Expansivas na Produção Matemática On-line. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

SOUTO, D. L. P. Transformações e Moldagem Recíproca na produção Matemática online com software. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia (no prelo), 2015.

SOUTO, D. L. P. O uso de podcasts na disciplina de Cálculo Diferencial e integral: o ponto de vista dos alunos. XIV Conferência Interamericana de Educación Matemática - CIAEM. Anais... Tuxtla Gutiérrez, 2015.

SOUTO, D. L. P. Formação Continuada de Professores: tensões na produção Matemática on-line. In: SOUZA, J.; CEVALLOS, I. (Orgs) A formação, a atuação e os desafios profissionais do professor. Curitiba, PR: CRV, 2015b.

SOUTO, D. L. P.; ARAÚJO, J. L. Possibilidades expansivas do sistema seres-humanos-com-mídias: um encontro com a Teoria da Atividade. In: BORBA, M. C.; CHIARI, A. (Org.) Tecnologias Digitais e Educação Matemática. Livraria da Física: São Paulo, 2013.

SOUTO, D. L. P.; BORBA M. C. Transformações Expansivas e Tarefas Matemáticas em um Universo que envolve Seres-Humanos-Com-Mídias. I Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 11ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. Anais... Marília: Oficina Universitária, v. 1. p. 1-15, 2012.

SOUTO, D. L. P.; BORBA M. C. Transformações expansivas em Sistemas de Atividade: o caso da produção matemática com Internet. Revista Perspectivas em Educação Matemática, v. 6, 2013.

SOUTO, D. L. P.; BORBA M. C. Movimentos, estagnações, tensões e transformações na aprendizagem da matemática online. VI Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática SIPEM. Anais... Pirenópolis, 2015.

SOUTO, D. L. P.; BORBA M. C. Seres-humanos-com-internet ou internet-com-seres-humanos: uma troca de papéis? Mimeo, 2015a.

VEGA, E. A. S; CANO, R. A. L; LÓPEZ, C. M. J. el teorema fundamental del cálculo en la educación a distancia online. In: Anais - VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática. Canoas, 2013.

VEGA, E. A. S; CANO, R. A. L; LÓPEZ, C. M. J. La entrevista de carácter socrático como una estrategia para producir conocimiento matemático en educación a distancia online. In: XIV Conferência Interamericana de Educación Matemática - CIAEM. Anais... Tuxtla Gutiérrez, 2015.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

SOUTO, D. L. P. &lt;br&gt;Aprendizagem Matemática on-line: quando tensões geram conflitos&lt;br&gt;Online math learning: when tensions generate conflicts. Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 17, n. 5, p. 942–972, 2015. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/25300. Acesso em: 26 dez. 2024.