A contextualização no ensino de matemática: concepções e práticas
Contextualizationin the teaching of mathematics: conceptions and practices

Ana Queli Reis, Cátia Maria Nehring

Resumo


Resumo

Este artigo objetiva apresentar um panorama sobre a contextualização através de uma meta análise de pesquisas que tratam deste conceito. Consideramos pesquisas que abordam a contextualização a partir de sua proposição pelas políticas públicas, através de documentos, livros didáticos e avaliações, bem como as concepções e práticas desenvolvidas por professores e pesquisadores da educação matemática. As análises evidenciam um distanciamento entre o que é compreendido epistemologicamente e a prática em sala de aula. A fragilidade de entendimentos sobre o que é contextualização tem limitado o ensino à resolução de problemas e aplicação, simplificando conceitos no processo de ensino e aprendizagem por não enfatizarem o processo de abstração decorrente da contextualização.

Abstract

 This paper aims to present an overview of the contextualization through a meta-analysis of researches, which deal with this concept. We consider researches that address the contextualization from its proposition by public policies through documents, textbooks and assessments, as well as the conceptions and practices developed by teachers and researchers of mathematics education. The analyses have shown a gap between what is epistemologically understood and practice in the classroom. The weakness in understanding what is contextualization has limited teaching to problem solving and application, simplifying concepts in the process of teaching and learning due to not emphasizing the abstraction process arising from the contextualization.



Palavras-chave


Contextualização; Educação Matemática; Formação de conceitos.

Texto completo:

PDF

Referências


ALTENHOFEN, M. E. (2008). Atividades contextualizadas nas aulas de matemática para a formação de um cidadão crítico.. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação. PUCRS, Porto Alegre. Rio Grande do Sul.

BRAGA, Maria Dalvirene. (2014) Estratégias de alunos do 2º ano do ensino médio na resolução de problemas e atividades lúdicas de trigonometria contextualizados. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Brasília, Brasília.

BRASIL. (1996)Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF.

CHAVES. C. M. S. (2006). Modelagem Matemática e o uso do álcool e do cigarro: uma forma de contextualizar a matemática. Dissertação (Mestrado). Centro Universitário Franciscano. Santa Maria, Rio Grande do Sul.

LIMA. J. L. S. (2011). Contextualização e conteúdo das questões de matemática do ENEM e dos vestibulares USP, UNICAMP e UFSCar. Dissertação (Mestrado). São Carlos, São Paulo.

LOPES. S. C. (2012). Matemática financeira e contextualização: uma importante parceria na construção da cidadania crítica. Dissertação (Mestrado). Universidade Severino Sombra. Vassouras, Rio de Janeiro.

Machado, R. Q. (2012). Ciência, Tecnologia, Sociedade/ CTS na formulação de questões de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (2009-2011): quais são as referências de contextualização? Dissertação de Mestrado. Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo.

MAIOLI, M. (2012). A contextualização na matemática do Ensino Médio. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

MENDES, A. F. (2010). Contextualização e Interdisciplinaridade na Utilização da Matemática no Estudo de Fenômenos Climáticos e Meteorológicos. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Rio de Janeiro.

MORAIS, R. S. (2008). A aprendizagem de polinômios através da resolução de problemas por meio de um ensino contextualizado. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de São Carlos. São Paulo.

NASCIMENTO, M. J. A. (2009). Os contextos explorados no ensino da função afim nos livros de matemática do ensino médio. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Pernambuco. Pernambuco.

PEREIRA, V.S. S. (2012). Ensino de funções: Uma abordagem contextualizada do tratamento da informação no ensino médio. Dissertação (Mestrado). Universidade Severino Sombra. Vassouras, Rio de Janeiro.

REIS, A. Q. M. (2012). Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM como indutor da prática curricular de professores de matemática a partir da perspectiva de contextualização. Dissertação (Mestrado) Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) – Ijuí, Rio Grande do Sul.

RICARDO, E. C. (2005). Competências, interdisciplinaridade e contextualização: dos Parâmetros Curriculares Nacionais a uma compreensão para o ensino das Ciências. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina.

RODRIGUES. R. F. (2008). Análise de Resolução de Problemas numa abordagem contextualizada e não contextualizada para alunos do nono ano do ensino fundamental da EJA. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife, Pernambuco.

SANTOS. D. C. S. (2011). O tema transversal meio ambiente na abordagem do bloco das grandezas e medidas: Contexto ou pretextos nos livros didáticos de matemática? Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Pernambuco. Recife. Pernambuco.

SARTORI. M. E. S. R. (2009). Números Naturais: Abordagem do contexto histórico na prática pedagógica. Dissertação (Mestrado). PUC - Campinas. São Paulo.

SOUZA, J. F. (2009). Construindo uma aprendizagem significativa com história e contextualização da matemática. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro.

SPINELLI, W. (2011). A construção do conhecimento entre abstrair e o contextualizar: o caso do ensino da Matemática. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

VASCONCELOS, M. B. F. (2008). A contextualização e o ensino de matemática: Um estudo de caso. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba.

VIEIRA, G. M. (2004). Estratégias de “contextualização” nos livros didáticos de matemática dos ciclos iniciais do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Educação – UFMG. Belo Horizonte, Minas Gerais.

VYGOTSKY, L. S. (2008). Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 194p.

WAGNER. R. R. (2006). A relação dos professores de Matemática com o processo de transposição didática: apoios na interdisciplinaridade na contextualização e na complexidade do saber. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual de Ponta Grossa. Paraná.

WALICHINSKI, D. (2012). Contextualização no ensino de estatística: uma proposta para os anos finais do ensino fundamental. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Ponta Grossa, Paraná.

YOUNG, M. (2007). Para que servem as escolas? In: Educação e Sociedade. Campinas. p. 1287-1302. set/dez.




DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i2p339-364

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA