Um Panorama das Pesquisas Centradas nas Implementações e Organizações Curriculares no período de 1987 a 2012 <br> An Overview of Research Centered on Implementation and Curriculum Organizations in the period 1987-2012

Autores

  • Wagner Barbosa de Lima Palanch Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Celia Maria Carolino Pires Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p105-130

Palavras-chave:

Implementações Curriculares, Organizações Curriculares, Educação Matemática, Currículos de Matemática

Resumo

Neste artigo, nosso objetivo é analisar a produção acadêmica expressa nas teses e dissertações sobre Currículo em Matemática produzidas no período de 1987 a 2012, de forma a compreender a configuração desta temática no campo da Educação Matemática brasileira e o que se tem produzido sobre as implementações e organizações curriculares. Metodologicamente, assume-se a pesquisa proposta como sendo do tipo estado da arte com a utilização da Análise Textual Discursiva para a construção dos metatextos que emergem das leituras dos trabalhos selecionados e como uma investigação dentro da abordagem qualitativa de caráter interpretativo. Os resultados apontam que as produções sobre implementações curriculares e organizações curriculares têm focado sobre o distanciamento existente entre o currículo prescrito daquele que efetivamente acontece na sala de aula e que a formação continuada de professores para a apropriação, interpretação e implementação do currículo são demandas de estudos futuros, pois essa foi uma constatação apontada na maioria dos trabalhos analisados.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

BISHOP, A. J. (1999). Enculturación matemática: la educación matemática desde una perspectiva cultural. Traducción de Genis Sánchez Barberán. Barcelona: Paidós.

BRASIL. (1997). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF.

BRASIL. (1996). Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (Lei nº. 9.394/96), Diário Oficial da União, Brasília, pp.27.941-27.841, de 23/12.

BRITTO, R. R. de. (2012). Educação Financeira: uma pesquisa documental crítica. Dissertação de Mestrado Profissional em Educação Matemática. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora.

CAMILO, C. M. (2007). Geometria nos currículos dos anos finais do ensino fundamental: uma análise à luz dos modelos teóricos de Josep Gascón. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CHARTIER, R. (2009). Práticas da Leitura. São Paulo: Estação Liberdade.

COSTA, J. C. O. (2011). O currículo de Matemática no ensino médio do Brasil e a diversidade de percursos formativos. Tese de Doutorado em Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo.

CURI, E. (2015). Currículo avaliado e currículo prescrito: algumas considerações. Anais do 3º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática: Investigações, Políticas e Práticas Curriculares (pp. 46-57). Ilha Solteira: Unesp.

DASSIE, B. A. (2001). A Matemática do curso secundário na reforma Gustavo Capanema. Dissertação de Mestrado em Matemática. Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

D’AMBRÓSIO, U. (2001). Educação para uma sociedade em transição. 2. ed. Campinas: Papirus.

FAZENDA, I. C. A. (2008). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez.

FELICIANO, M. T. F. (2012). O currículo de Matemática prescrito e o currículo em ação em alguns terceiros anos do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Curitiba. Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. Curitiba: Universidade Federal do Paraná.

FREITAS, A. V.; PALANCH, W. B. L. (2015). Estado da Arte Como Metodologia de Trabalho Científico na Área de Educação Matemática: Possibilidades e Limitações. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 8, n. 18, p. 784-802.

GODOY, E. V. (2002). Matemática no ensino médio: prescrições das propostas curriculares e concepções dos professores. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

GODOY, E. V. (2011). Currículo, Cultura e Educação Matemática: uma aproximação possível? Tese de Doutorado em Educação. São Paulo: Universidade de São Paulo.

GONÇALVES, H. J. L. (2012). A educação profissional e o ensino de Matemática: conjunturas para uma abordagem interdisciplinar. Tese de Doutorado em Educação Matemática. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

GRENCHI, W. A. (2011). Percepções de professores da rede pública estadual de São Paulo acerca do ensino de Matemática no contexto mudança curricular. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. São Paulo: Universidade Bandeirante de São Paulo.

KEPPKE, C. L. (2007). Álgebra nos currículos do Ensino Fundamental. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

KOBASHIGAWA, Mutsu-Ko. (2006). Parâmetros curriculares nacionais de matemática para o Ensino Fundamental: das prescrições ao currículo praticado pelos professores. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

KOORO, M. B. (2006). Uma análise curricular da Matemática na Educação de Jovens e Adultos. 2006. 122f. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. São Paulo: Universidade Cruzeiro do Sul.

MAIOLI, M. (2012). A contextualização na matemática do ensino médio. Tese de Doutorado em Educação Matemática. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MARTINS, D. A. N. (2005). Tratamento interdisciplinar e inter-relações entre Matemática e Física: potencialidades e limites da implementação dessa perspectiva. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

MIGUEL, A. (1995). A constituição do paradigma do formalismo pedagógico clássico em Educação Matemática. Zetetiké, 6(3), 7-39.

MORAES, R. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, 9(2), 191-210.

MORAES, R. & GALIAZZI, M. do C. (2006). Análise textual discursiva: processo construído de múltiplas faces. Ciência & Educação, 12(1), 117-128.

MORAES, R. & GALIAZZI, M. do C. (2011). Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí.

NASCIMENTO, P. L. do. (2004). A formação do aluno e a visão do professor do ensino médio em relação à Matemática Financeira. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

NEVES, E. W. (2010). Análise da percepção de professores acerca do novo currículo de Matemática do 6º ano do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. São Paulo: Universidade Bandeirante de São Paulo.

OLIVEIRA, R. de. (2009). Políticas de currículo na escola: a produção de sentidos de uma educadora matemática. Tese de Doutorado em Educação. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

PACHECO, J. A. (2001). Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora.

PACHECO, J. A. (2005). Escritos curriculares. São Paulo: Cortez.

Autor, A. (2016). Mapeamento de Pesquisas sobre Currículos de Matemática na Educação Básica Brasileira (1987 a 2012). Tese de Doutorado em Educação Matemática. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

PALANCH, W. B. L.; ALMOULOUD, S. A. (2016). Pesquisas sobre currículos de matemática nos programas de pós-graduação do brasil e análise textual discursiva. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 18, n. 02, p. 1039-1056.

PETRAGLIA, I. C. (2001). Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. 6. ed. Rio de Janeiro: Vozes.

PIRES, C. M. C. (2000). Currículos de matemática: da organização linear à ideia de rede. São Paulo: FTD.

PIRES, C. M. C. (2004). Formulações basilares e reflexões sobre a inserção da Matemática no currículo, visando a superação do binômio máquina e produtividade. Educação Matemática Pesquisa, 6(2), 29-61.

PIRES, C. M. C. (2007). Implementação de inovações curriculares em matemática e embates com concepções, crenças e saberes de professores: breve retrospectiva histórica de um problema a ser enfrentado. Revista Ibero Americana de Educación Matemática − UNIÓN, 12, 5- 26.

PIRES, C. M. C. (2008). Educação Matemática e sua Influência no Processo de Organização e Desenvolvimento Curricular no Brasil. Boletim de Educação Matemática − Bolema, 21(29), 13-42.

RAMOS, G. M. A. (2012). Uma história do ensino de Matemática nas séries iniciais do Colégio Pedro II (1984 - 2009). Tese de Doutorado em Educação Matemática. São Paulo: Universidade Bandeirante de São Paulo.

REIS, A. Q. M. (2012). Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como indutor da prática curricular de professores de Matemática a partir da perspectiva de contextualização. Dissertação de Mestrado em Educação nas Ciências. Ijuí: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

RICO, L. (1995). Consideraciones sobre el currículo escolar de Matemáticas. EMA, 1(1), 4-24.

RICO, L. (1997). Consideraciones sobre el currículo de matemáticas para educación secundaria. In L. Rico (Org.), La educación matemática en la enseñanza secundaria (pp. 15-38). Madrid: ICE-Universidad de Barcelona-Horsori.

RICO, L. (1998). Concepto de currículo desde la educación matemática. Revista de Estudios del Currículum, 1(4), 7-42.

RICO, L. (2013). ¿Qué debe investigar sobre los currículos de matemáticas?. In:, 2., 2013, São Paulo. Anais do 2º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática: Pesquisas e Políticas Públicas (pp. 9-19). São Paulo: PUC-SP.

ROCHA, I. C. B. da. (2001). Ensino de Matemática: formação para a exclusão ou para a cidadania? Educação Matemática em Revista, 8(9), 22-31.

RODRIGUES, R. M. (2010). Os desafios da formação continuada de professores que ensinam Matemática no Ensino Médio em um cenário de reorganização curricular. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. São Paulo: Universidade Bandeirante de São Paulo.

SACRISTÁN, J. G. (2000). O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: Artmed.

SALVADOR, C. M. (2002). Ambiguidade. In I. C. A. Fazenda (Org.), Dicionário em construção: interdisciplinaridade (pp. 42-45). São Paulo: Cortez.

SILVA, M. A. da. (2009). Currículos de Matemática no Ensino Médio: em busca de critérios para escolha e organização de conteúdos. Tese de Doutorado em Educação Matemática. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

SILVA, M. A. da. (2010). Reorientação curricular: avaliação do impacto na prática do professor de Matemática do Ensino Fundamental de Goiânia. Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. Goiânia: Universidade Federal de Goiás.

SILVA, T. T. & Moreira, A. F. (2001). (Org.). Territórios contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. 4. ed. Petrópolis: Vozes.

SOUZA, T. de L. R. de. (2006). Estatística e o Ensino Médio: um estudo no município de Cachoeira do Sul. Dissertação de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Canoas: Universidade Luterana do Brasil.

WACHHOLZ, L. G. (2008). A implementação do PROEJA no CEFET-SC: relações entre seus objetivos, os alunos e o currículo de Matemática. Dissertação de Mestrado em Educação Científica e Tecnológica. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática