O papel da planilha na mudança de registros em uma atividade de Cálculo Numérico
The role of the spreadsheet in changing records in a Numeric Calculation activity

Magnus Cesar Ody, Lori Viali

Resumo


O artigo apresenta um estudo envolvendo a planilha na promoção da Literacia Computacional e de conceitos de cálculo numérico. O propósito foi analisar sua relevância na mudança de registros na resolução de uma atividade por acadêmicos da disciplina de Cálculo Numérico de uma Instituição de Ensino Superior do Vale do Paranhana, RS. A pesquisa de caráter qualitativo utilizou os Registros de Representação Semiótica de Duval e os conceitos de Literacia Computacional de Cano. Perceberam-se avanços na compreensão dos conceitos matemáticos para além do aspecto superficial. A planilha permitiu um processo de conversão mais amplo, explorando uma situação-problema, interpolando-a e tomando decisões com base em estimativas, apesar das dificuldades iniciais enfrentadas na sua utilização.


Palavras-chave


A planilha no ensino de matemática, Registros de Representação Semiótica, Cálculo Numérico.

Texto completo:

PDF

Referências


ARGANBRIGHT, D. The Electronic Spreadsheet and Mathematical Algorithms. The College Mathematical Journal 15, p. 148-57, 1984.

ARGANBRIGHT, D. Mathematical Applications of Electronic Spreadsheets, McGraw-Hill, 1985.

ARGANBRIGHT, D. Spreadsheets in Mathematics: Accessibility, Creativity, and Fun. The Electronic Journal of Mathematics and Technology, v. 1, n. 3, 2007.

BAKER, John; SUGDEN, Stephen J. Spreadsheets in Education – The First 25 Years. Spreadsheets in Education (eJSiE). vol. 1, n. 1, article 2, 2003.

BECKER, Fernando. Epistemologia do professor de Matemática. Petrópolis (RJ): Vozes, 2012.

BORK, A. El ordenador em la enseñanza. Barcelona: Gustavo Gili, 1986.

BRAGA, Elizabete Rambo; VIALI, Lori. Função quadrática – análise das alterações gráficas mediante a modificação dos parâmetros da expressão algébrica. X ENEM (Encontro Nacional de Educação Matemática). Salvador, Bahia, 2010.

BRAGA, Elisabete Rambo, VIALI, Lori. A planilha como suporte à construção do conceito de função afim. V CIEM (Congresso Internacional de Ensino da Matemática). Canoas, ULBRA Canoas, RS, Brasil.

CANO, C. A. Os recursos da informática e os contextos de ensino e aprendizagem. In: SANCHO, J. M. (org.). Para uma Tecnologia Educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998.

DELVAL, J. Niños y Maquinas: los ordenadores y la educación. Madrid: Alianza, 1986.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DUVAL, Raymond. Registros de Representações Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática. In: MACHADO, Sílvia Dias Alcântara (org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2016.

DUVAL, Raymond. Graphiques et equations: L’articulation de deux registres. Annales de Didactique et des Sciences Cognitives, IREM de Strarsbourg, n. 1, p. 235-55, 1988.

DUVAL, Raymond; MORETTI, Trad. Méricles Thadeu. Gráficos e equações: a articulação de dois registros. Graphiques et équations: L’articulation de deux registres. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 96-112, maio 2012.

DUVAL, Raymond. Registres de representation sémiotique et fonctionnement cognitif de lapensée. Annales de Didactique et des Sciences Cognitives, IREM de Strarsbourg, v. 5, p. 37-65, 1993.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

ODY, M. C. Literacia Estatística e Probabilística no Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – PPGEDUCEM. PUCRS: Porto Alegre, 2013.

SANTOS, N. L; GOMES, I. Literacia: Da Escola ao Trabalho, 2004. Disponível em: . Acesso em: 16nov. 2016.

VIALI, L. Utilizando Recursos Computacionais (Planilhas) no Ensino de Cálculo de Probabilidades (capítulo 13). In: Disciplinas Matemáticas em Cursos Superiores: Reflexões, Relatos, Propostas. Helena Noronha Cury (org.). Porto Alegre: EDIPUCRS. p. 351-95, 2004.




DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p170-186

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


INDEXADORES DA REVISTA