Resolução de Problemas e o software GeoGebra: um caminho para a compreensão das funções seno e cosseno<br>Problem Solving and GeoGebra software: a path for understanding of sine and cosine functions

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2018v21i2p491-512

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, GeoGebra, Funções trigonométricas.

Resumo

Esse artigo apresenta uma pesquisa que tem como objetivo avaliar as implicações da utilização do software GeoGebra em uma abordagem de Resolução de Problemas, para a compreensão das funções seno e cosseno. Para tanto, inicialmente discute-se a utilização de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática, numa perspectiva de possibilitar um ambiente de investigação. Na sequência apresenta-se a análise de uma atividade, realizada com uma turma de segundo ano do Ensino Médio, na qual avalia-se as contribuições e as dificuldades de se construir os conceitos relativos às funções seno e cosseno. Os resultados indicam que essa abordagem metodológica permite o desenvolvimento da autonomia e de uma cultura de trabalho colaborativo na construção dos conceitos, bem como sugerem que esse processo investigativo não seria possível sem o uso de recursos tecnológicos.

This paper has a research that objective to use GeoGebra software in a problem-solving approach, for an understanding of the sine and cosine functions. To this end, the use of technological resources in Mathematics classes are discussed, with a view to enabling research. The following is an analysis of an activity, carried out with a second-year class in High School, in skills and competences evaluation. The results of the methodology research thus allow the development of autonomy and a collaborative work culture in the construction of concepts, as well as the investigative process would not be possible without the use of technological resources.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Juliana Meneghelli, Universidade Regional de Blumenau

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM/FURB.

Integrante do grupo que tem como projeto de pesquisa "Analisando práticas de ensino baseadas na metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas"

http://lattes.cnpq.br/8665688333046611

 

 

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau

Professora do departamento de Matenmática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da FURB.

Coordenadora do projeto de pesquisa "Analisando práticas de ensino baseadas na metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da Resolução de Problemas"

http://lattes.cnpq.br/9011361495097968

Referências

ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: LOURDES DE LA ROSA ONUCHIC (2014) (Org.). Resolução de Problemas: Teoria e Prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2014. p. 35-52.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

DANTAS, Aleksandre Saraiva. O uso do GeoGebra no ensino de trigonometria: uma experiência com alunos do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. 2013. 78 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2013.

DELFINO, Marcos Rodrigo da Silva. O ensino da trigonometria via GeoGebra e Aplicações. 2015. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

MELO, Manoel Messias Moreira; ANTUNES, Márcia Cristina Tenório. Software livre na educação. In: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (Org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: Edufal, 2002. p. 63-86.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Formação docente e novas tecnologias. In: MERCADO, Luís Paulo Leopoldo (Org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: Edufal, 2002. p. 11-28.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com apoio de tecnologias. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013. p. 11-72.

OLIVEIRA, Gerson Pastre de; FERNANDES, Ricardo Uchoa. O uso de tecnologias para ensino de trigonometria: estratégias pedagógicas para a construção significativa da aprendizagem. Educação Matemática Pesquisa: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, [S.l.], v. 12, n. 3, fev. 2011. ISSN 1983-3156.

ONUCHIC, Lourdes de La Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes.. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v. 25, n. 41, p.73-98, dez. 2011.

Perius (2012)

PEREIRA, Thales de Lélis Martins. O uso do software geogebra em uma escola pública: interações entre alunos e professor em atividades e tarefas de geometria para o ensino fundamental e médio. 2012. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.

ROSA, Carlos Eduardo da. Estudos de introdução à trigonometria com uso de tecnologias. 2015. 21 f. Monografia (Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática) - Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.

VAN DE WALLE, John A. Matemática no ensino Fundamental: Formação de Professores e Aplicação em Sala de Aula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. Tradução: Paulo Henrique Colonese.

Downloads

Publicado

2019-09-02

Edição

Seção

Artigos