Potencialidades e fragilidades na implementação do "caderno do professor" e "caderno do aluno" da rede Estadual de São Paulo.

Edna Ribeiro Cassiari

Resumo


Este estudo teve como objetivo identificar as possíveis potencialidades e fragilidades na implementação do “Caderno do Professor” e “Caderno do Aluno” da Rede Estadual de São Paulo. Estes cadernos contemplam a Proposta Curricular implementada, em 2008, sendo a função do professor importante para esta implementação. Assim, procuramos ter um olhar voltado a este profissional. Desse modo, buscamos responder à questão de pesquisa: Quais as possíveis potencialidades e fragilidades na implementação do “Caderno do Professor” e “Caderno do Aluno” da Rede Estadual de São Paulo, que podemos identificar por intermédio do professor? Para respondê-la, aplicamos um instrumento diagnóstico na forma de questionário a 63 professores de Matemática em exercício na Rede Pública do Estado de São Paulo. De posse dos dados coletados, foram realizadas duas formas de análises: na primeira, examinamos cada variável referente às partes B e C do questionário; a segunda, baseou-se na árvore de similaridades, construída pelo software CHIC. O estudo foi direcionado para uma abordagem qualitativa e, nas análises, procuramos confrontar os dados coletados como o mencionado no material de apoio dos cadernos citados. Foi possível identificar potencialidades, dentre elas: a unificação do currículo; o material auxilia no planejamento e gestão escolar; propicia a ampliação do conhecimento do professor; professores titulares de cargos efetivos e que cursam o mestrado mostraram melhor aceitação do material fornecido; a maior parte dos professores considerou que a ideia de utilizar o material é boa; e quase a totalidade dos respondentes indicou que o material não deve ser abolido, mesmo diante das diversas fragilidades apontadas. Dentre estas, destacamos: que a aceitação do material por parte dos alunos não foi satisfatória; a falta de conhecimento prévio do aluno foi um dos motivos mais apontados, para não utilização do material, e o apoio fornecido para o professor acontece de maneira superficial. Palavras-Chave: Concepção do Professor, Proposta Curricular do Estado de São Paulo, Educação Matemática. This study aimed to identify possible strengths and weaknesses in implementing the "Teacher's Notebook" and "Student Notebook" Network State of São Paulo. These books include the Curriculum Proposal implemented in 2008, being the teacher's role important for this implementation. So, we take a look back to this professional. Thus, we seek to answer the research question: What are the possible strengths and weaknesses in implementing the "Teacher's Notebook" and "Student Notebook" Network State of Sao Paulo, we can identify through the teacher? To answer it, we apply a diagnostic tool in the form of a questionnaire to 63 teachers of mathematics at the Public Office of the State of São Paulo. By having the data collected, there were two forms of analysis: first, we examined each variable for those parts B and C of the questionnaire, the second was based on the similarity tree, constructed by the CHIC software.The study was directed to a qualitative approach, and in the analysis, we compare the data collected as it is mentioned in the support material of cited notebooks. It was possible to identify potentialities, among them: the unification of the curriculum, the material helps in the planning and school management, enables the increase of knowledge of the teacher, effective teachers who attend the Master course showed better acceptance of the materials provided, most teachers considered that the idea of using the material is good, and almost all respondents indicated that the material should not be abolished, even after considering the various weaknesses exposed. Among these, we highlight: the acceptance of material by the students was not satisfactory, the lack of prior knowledge of the student was one of the most mentioned reasons for not using the material, and the support provided for the teacher happens superficially. Keywords: Design Professor, Curriculum Proposal of the State of São Paulo, Mathematics Education.

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