v. 12 (2015)

Especial

Esta edição especial busca atender solicitação feita por professores e historiadores da ciência, em assembleia, realizada na quarta edição (2013) da Jornada de História da Ciência e Ensino: Propostas, Tendências e Construção de Interfaces. Nos últimos anos, investigações desenvolvidas em história da ciência com foco na "ciência brasileira" sugere um potencial de trabalhos que poderiam ser adaptados ao ensino. Além disso, poucas são as iniciativas que buscam articular ensino e história da ciência brasileira. Desse modo, com vistas a potencializar o diálogo entre historiadores da ciência e ensino de ciências, publicamos este volume especial dedicado à história da ciência no Brasil.

Sumário

Editorial

Marcia Helena Mendes Ferraz, Natalina Aparecida Laguna Sicca, Pedro Wagner Gonçalves
PDF
i-iii

História da Ciência e Ensino

Natalina Aparecida Laguna Sicca
PDF
1-14

Tópicos de História da Ciência

Adailton Ferreira Santos
PDF
15-33
Cristiana L. M. Couto, Ana Maria Alfonso-Goldfarb
PDF
34-45
Diamantino Fernandes Trindade
PDF
46-53
Teresa Cristina Carvalho Piva
PDF
54-69
Diogo Jorge Melo
PDF
70-85
Roselle Adriane Soglio
PDF
86-99
Marta Ferreira Abdala-Mendes
PDF
100-124