Resignificando o Teorema de Pitágoras com o uso do GeoGebra: uma articulação entre a história da matemática e o uso dos recursos computacionais

Autores

  • Maria Deusa Ferreira Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Resumo

Este artigo integra as atividades que vem sendo desenvolvidas no Grupo de Pesquisa e Extensão em Recursos Computacionais no Ensino de Matemática – GPERCEM -UESB, neste grupo também agrega o recém criado Instituto GeoGebra da UESB. Assim, neste artigo, fazemos uma retomada de algumas demonstrações do teorema de Pitágoras usando as ferramentas tecnológicas, no caso o software GeoGebra – uma ferramenta para construção geométrica e algébrica que pode ser bastante útil no ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos, sobretudo, por sua facilidade de uso e possibilidade de promover mudança sobre um objeto já construído. Ainda utilizamos elementos da história da matemática mostrando que é possível fazer uso das novas tecnologias e da história da matemática, enriquecendo e promovendo o aprendizado a partir de suas raízes históricas, sem abrir maos das novas tecnologias. Desse modo, escolhemos o teorema de Pitágoras por sua importância histórica para o desenvolvimento da matemática e por ser tão útil no ensino básico, não raro aparecendo em muitos conceitos matemáticos. Ainda, a escolha pelo teorema de Pítágoras se deu por sua beleza e simplicidade de construção e pelas inúmeras possibilidades de demonstração que com o uso de ferramentas tecnológicas, por exemplo, o GeoGebra tomam uma nova dinâmica.

Downloads

Metrics

PDF views
1,871
Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026180
|

Biografia do Autor

Maria Deusa Ferreira Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Professera Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Ciencias Exatas e Tecnológicas.

Downloads

Publicado

2014-06-25

Como Citar

Silva, M. D. F. (2014). Resignificando o Teorema de Pitágoras com o uso do GeoGebra: uma articulação entre a história da matemática e o uso dos recursos computacionais. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 3(1), 46. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/35

Edição

Seção

Relatos de Experiência