Resignificando o Teorema de Pitágoras com o uso do GeoGebra: uma articulação entre a história da matemática e o uso dos recursos computacionais

Autores

  • Maria Deusa Ferreira Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Resumo

Este artigo integra as atividades que vem sendo desenvolvidas no Grupo de Pesquisa e Extensão em Recursos Computacionais no Ensino de Matemática – GPERCEM -UESB, neste grupo também agrega o recém criado Instituto GeoGebra da UESB. Assim, neste artigo, fazemos uma retomada de algumas demonstrações do teorema de Pitágoras usando as ferramentas tecnológicas, no caso o software GeoGebra – uma ferramenta para construção geométrica e algébrica que pode ser bastante útil no ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos, sobretudo, por sua facilidade de uso e possibilidade de promover mudança sobre um objeto já construído. Ainda utilizamos elementos da história da matemática mostrando que é possível fazer uso das novas tecnologias e da história da matemática, enriquecendo e promovendo o aprendizado a partir de suas raízes históricas, sem abrir maos das novas tecnologias. Desse modo, escolhemos o teorema de Pitágoras por sua importância histórica para o desenvolvimento da matemática e por ser tão útil no ensino básico, não raro aparecendo em muitos conceitos matemáticos. Ainda, a escolha pelo teorema de Pítágoras se deu por sua beleza e simplicidade de construção e pelas inúmeras possibilidades de demonstração que com o uso de ferramentas tecnológicas, por exemplo, o GeoGebra tomam uma nova dinâmica.

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Biografia do Autor

Maria Deusa Ferreira Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Professera Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Ciencias Exatas e Tecnológicas.

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Publicado

2014-06-25

Como Citar

Silva, M. D. F. (2014). Resignificando o Teorema de Pitágoras com o uso do GeoGebra: uma articulação entre a história da matemática e o uso dos recursos computacionais. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 3(1), 46. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/IGISP/article/view/35

Edição

Seção

Relatos de Experiência