Resignificando o Teorema de Pitágoras com o uso do GeoGebra: uma articulação entre a história da matemática e o uso dos recursos computacionais
Resumo
Este artigo integra as atividades que vem sendo desenvolvidas no Grupo de Pesquisa e Extensão em Recursos Computacionais no Ensino de Matemática – GPERCEM -UESB, neste grupo também agrega o recém criado Instituto GeoGebra da UESB. Assim, neste artigo, fazemos uma retomada de algumas demonstrações do teorema de Pitágoras usando as ferramentas tecnológicas, no caso o software GeoGebra – uma ferramenta para construção geométrica e algébrica que pode ser bastante útil no ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos, sobretudo, por sua facilidade de uso e possibilidade de promover mudança sobre um objeto já construído. Ainda utilizamos elementos da história da matemática mostrando que é possível fazer uso das novas tecnologias e da história da matemática, enriquecendo e promovendo o aprendizado a partir de suas raízes históricas, sem abrir maos das novas tecnologias. Desse modo, escolhemos o teorema de Pitágoras por sua importância histórica para o desenvolvimento da matemática e por ser tão útil no ensino básico, não raro aparecendo em muitos conceitos matemáticos. Ainda, a escolha pelo teorema de Pítágoras se deu por sua beleza e simplicidade de construção e pelas inúmeras possibilidades de demonstração que com o uso de ferramentas tecnológicas, por exemplo, o GeoGebra tomam uma nova dinâmica.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.