Resignificando o Teorema de Pitágoras com o uso do GeoGebra: uma articulação entre a história da matemática e o uso dos recursos computacionais
Resumen
Este artigo integra as atividades que vem sendo desenvolvidas no Grupo de Pesquisa e Extensão em Recursos Computacionais no Ensino de Matemática – GPERCEM -UESB, neste grupo também agrega o recém criado Instituto GeoGebra da UESB. Assim, neste artigo, fazemos uma retomada de algumas demonstrações do teorema de Pitágoras usando as ferramentas tecnológicas, no caso o software GeoGebra – uma ferramenta para construção geométrica e algébrica que pode ser bastante útil no ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos, sobretudo, por sua facilidade de uso e possibilidade de promover mudança sobre um objeto já construído. Ainda utilizamos elementos da história da matemática mostrando que é possível fazer uso das novas tecnologias e da história da matemática, enriquecendo e promovendo o aprendizado a partir de suas raízes históricas, sem abrir maos das novas tecnologias. Desse modo, escolhemos o teorema de Pitágoras por sua importância histórica para o desenvolvimento da matemática e por ser tão útil no ensino básico, não raro aparecendo em muitos conceitos matemáticos. Ainda, a escolha pelo teorema de Pítágoras se deu por sua beleza e simplicidade de construção e pelas inúmeras possibilidades de demonstração que com o uso de ferramentas tecnológicas, por exemplo, o GeoGebra tomam uma nova dinâmica.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.