Curvas de Bézier no software Geogebra e suas aplicações
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2019.v8i2p026-043Palavras-chave:
Interpolação por Aproximação, Afilamento, Volume de Árvores em Pé.Resumo
Este trabalho teve como objetivo, o estudo das Curvas de Bézier, tanto a parte geométrica, quanto a parte algébrica. A parte geométrica foi construída no software Geogebra e a parte algébrica pelo polinômio de Bernstein. Foram estudadas as propriedades: fecho convexo, interpolação de pontos finais, design das curvas e pseudo controle local. Diversas são as aplicações com as Curvas de Bézier e neste estudo há mais uma aplicação inédita para a área florestal, sendo o cálculo do volume de árvores em pé, para a espécie Pinus Elliottii. Com as Curvas de Bézier, foi possível o cálculo do volume com apenas dois diâmetros e a altura total, mensurados por árvore.Downloads
Metrics
Referências
FARIN, Gerald E. Curves and surfaces for CAGD: a practical guide. 5ª edition, Arizona, Morgan Kaufman Publishers (2002).
MOLINARI, José Robyson Aggio. Investigando o ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657, [S.l.], v. 7, n. 3, p. 3-18, dez. 2018. ISSN 2237-9657. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/IGISP/article/view/39548>. Acesso em: 24 jan. 2019.
SCOLFORO, J. R. S.; RIOS, M. S.; OLIVEIRA, A. D.; MELLO, J.M. MAESTRI, R. Acuracidade de equações de afilamento para representar o perfil do fuste de Pinus elliottii. CERNE. Lavras, v.4, n.1, p.100-122, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.