Investigando o ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra
Palavras-chave:
Geogebra, Funções Quadráticas, Investigação.Resumo
Este trabalho teve como objetivo, investigar a utilização do software Geogebra no ensino de funções quadráticas, em uma turma do 9° ano do ensino fundamental de uma escola pública, analisando como as mídias tecnológicas e a investigação podem ser metodologias muito eficazes no desenvolvimento do aluno em relação à aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Foi introduzido o conteúdo de funções quadráticas e algumas atividades referentes à construção de gráficos, em que foi realizada no caderno e posteriormente foi apresentado aos alunos o software Geogebra. Conclui-se que a eficácia da utilização de uma metodologia diferenciada no ensino, como o uso do software, sendo de maneira organizada e em conjunto com o conteúdo base dos alunos, torna-se uma ferramenta importante no entendimento dos conteúdos e despertando um maior interesse pelo conteúdo.
Downloads
Metrics
Referências
INFORSATO A. P. Atividades Investigativas com Software de Geometria Dinâmica. In: XXI Congresso de iniciação científica da
UNESP. São José do Rio preto, UNESP 2009.
LIMA, E.L. A Matemática do ensino médio. Vol 1. 9.ed. Rio de Janeiro: SBM 2006. 237p. (Coleção do Professor de Matemática; 13).
MALTEMPI, M. V. Construcionismo: Um pano de fundo para pesquisas em informática aplicada à educação matemática. 1ed.São Paulo - SP: Cortez, 2005, v. 01, p. 264-282.
MORAN, J.M. Desafios na Comunicação Pessoal. 3ª Ed. São Paulo: Paulinas, 2007, p. 162-166.
PONTE, J. P.M.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
VALENTE, J. A. A informática na educação: conformar ou transformar a escola. In: Perspectiva. Florianópolis, UFSC/CED, NUP, n. 24 p. 41 – 49 1996.
VALENTE, J. A. O uso inteligente do computador na educação. Revista Pátio, Ano l, n. 1, mai-jul. 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.