Gifmath: website educativo para o ensino e aprendizagem da geometria
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2019.v8i1p037-046Palavras-chave:
GeoGebra, Ensino, Educação MAtemáticaResumo
O presente trabalho apresenta um projeto de pesquisa que foi desenvolvido no Instituto Federal de Alagoas – campus Arapiraca e apresentado no Florida GeoGebra Conference, em fevereiro de 2019. O objetivo do projeto foi desenvolver, usando o GeoGebra, gifs animados para auxiliar no ensino da geometria. Além disso, criamos um site para disponibilizar todos os gifs criados e dando espaço para outros professores mandarem suas contribuições. Para a criação dos gifs, conversamos com vários professores de matemática procurando saber quais tópicos da geometria seria interessante o uso de imagens animadas. Além disso, tivemos como auxílio alguns cursos para o uso do GeoGebra e o próprio site do programa para podermos desenvolver melhor a técnica para a criação dos gifs. No final do projeto, desenvolvemos uma satisfatória quantidade de gifs e eles já estão disponibilizados no site. Mas, mesmo assim, o projeto não é visto como finalizado, pois pretendemos criar mais imagens e analisar como o uso dos gifs auxiliam na aprendizagem da geometria.Downloads
Metrics
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 1998.
FABRE, Marie-Christine JM; TAMUSIUNAS, Fabricio; TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Reusabilidade de objetos educacionais. RENOTE, v. 1, n. 1, 2003.
GRAVINA, Maria Alice. Geometria Dinâmica: uma nova abordagem para o aprendizado da Geometria. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, v. 1, p. 1-13, 1996.
MAIA, Licia de Souza Leão. O ensino da Geometria–analisando diferentes representações. Educação Matemática em Revista, p. 24-33, 2018.
NASCIMENTO, Eimard GA do. Avaliação do uso do software GeoGebra no ensino de geometria: reflexão da prática na escola. XII Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da Unifor, ISSN, v. 8457, p. 2012, 1808.
PAIS, Luiz Carlos. Uma análise do significado da utilização de recursos didáticos no ensino da geometria. REUNIÃO DA ANPED, v. 23, p. 24, 2000.
PAVANELLO, Regina Maria. O abandono do ensino da geometria no Brasil: causas e consequências. Zetetiké, v. 1, n. 1, 1993.
PEREIRA, Thales de Lélis Martins. O uso do software Geogebra em uma escola pública: interações entre alunos e professor em atividades e tarefas de geometria para o ensino fundamental e médio. Juiz de Fora: UFJF, 2012.
SILVA, Fábio Bernardo da. Conceitos de geometria plana com Software GeoGebra: um estudo de caso no ensino médio. 97 f. Dissertação (Pós-Graduação em Educação nas Ciências) - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Rio Grande do Sul, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.