A compreensão do Teorema Fundamental do Cálculo em uma atividade exploratória com o uso do GeoGebra <br>Understanding the Fundamental Calculus Theorem in an exploratory activity using GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i2p035-051Palavras-chave:
Ensino de Análise, Teorema Fundamental do Cálculo, GeoGebra, Tecnologias no Ensino SuperiorResumo
Neste artigo apresentar-se-á uma proposta de atividade para o estudo do Teorema Fundamental do Cálculo (TFC) na perspectiva da disciplina de Análise Real. O objetivo proposto é analisar as contribuições do uso do GeoGebra no estudo do TFC por meio da realização de uma atividade exploratória de gráficos que visa ressignificar sua aprendizagem. A pesquisa utilizou-se de uma abordagem metodológica qualitativa, inspirada na Engenharia Didática, para validar a atividade proposta. Os resultados mostraram que o recurso tecnológico utilizado atuou como dinamizador e motivador, potencializando e incentivando o processo de aprendizagem dos participantes. A sua utilização contribuiu para a compreensão do TFC e de conceitos que envolvem a integral de Riemann, bem como possibilitou uma discussão entre pesquisadores e participantes, favorecendo a construção e a ressignificação destes conceitos. Espera-se que este trabalho possa motivar novas discussões acerca do ensino e da aprendizagem dos conceitos da disciplina de Análise Real.
Downloads
Metrics
Referências
ALVES, F. R. V; NETO, H. B. Interpretação geométrica de definições e teoremas: o caso da Análise Real. In: CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA DE GEOGEBRA, 1, 2012, Montevidéu. Anais... Montevidéu: Editora Universitária, p. 322-329, 2012.
ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. Recherches em Didactique dês Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v.9.3, p. 281-308, 1988.
ÁVILA, G. O Ensino do Cálculo e da Análise. Revista Matemática Universitária, São Paulo, n.33, p. 83-95, 2002.
BARONI, R. L. S. Algumas questões sobre o ensino de Análise em cursos de formação de professores de Matemática. In: III Fórum de Discussão Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática, PUC-SP. Anais... São Paulo, 2015.
DRIJVERS, P. Digital technology in mathematics education: why it works (or doesn’t). PNA, v. 8, n. 1, p. 1-20, 2013.
ESQUINCALHA, A. C.; BAIRRAL, M. A. Refletindo sobre análise real com professores da educação básica em um curso a distância. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Duque de Caxias, v. 9, n.3, p. 213-222, 2019.
LACERDA, G. K. S. O Estudo de Sequências e Limites com o Auxílio do GeoGebra em Análise Real na Formação Docente. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Ciências na Educação Básica) – Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2018.
LIMA, E. L. Curso de Análise. Rio de Janeiro: Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, v. 1, 13.ed., 2011.
MAZZI, L. C. Experimentação-com-GeoGebra: revisitando alguns conceitos da Análise Real. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2014.
MOREIRA, P. C.; CURY, H. N.; VIANNA, C. R. Por que Análise Real na Licenciatura? Zetetiké, Campinas, n.23, p.11-42, 2005.
MORENO-ARMELLA, L.; HEGEDUS, S.J.; KAPUT, J. From static to dynamic mathematics: historical and representational perspectives. Educational Studies in Mathematics, v. 68, p. 99-111, 2008.
NASCIMENTO, A. G. C., ESQUINCALHA, A. C. Construção de um GeoGebra Book para estudo de Cálculo e Análise. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA “DESENVOLVIMENTO CURRICULAR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA”, 1, 2017, Santo Antônio de Pádua, RJ. Anais... Santo Antônio de Pádua: PROPPI/UFF, p. 52-56, 2017.
OTERO-GARCIA, S. C. Uma Trajetória da Disciplina de Análise e um Estado do Conhecimento sobre seu Ensino. 2011. 500 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2011.
OTERO-GARCIA, S. C.; BARONI, R. L. S.; MARTINES, P. T. Uma trajetória da disciplina de Análise e o seu papel a formação do professor de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 692-717, 2013.
ROQUE, T. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio deJaneiro: Zahar, 3ª reimpressão, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.