A compreensão do Teorema Fundamental do Cálculo em uma atividade exploratória com o uso do GeoGebra <br>Understanding the Fundamental Calculus Theorem in an exploratory activity using GeoGebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i2p035-051

Palavras-chave:

Ensino de Análise, Teorema Fundamental do Cálculo, GeoGebra, Tecnologias no Ensino Superior

Resumo

Neste artigo apresentar-se-á uma proposta de atividade para o estudo do Teorema Fundamental do Cálculo (TFC) na perspectiva da disciplina de Análise Real. O objetivo proposto é analisar as contribuições do uso do GeoGebra no estudo do TFC por meio da realização de uma atividade exploratória de gráficos que visa ressignificar sua aprendizagem. A pesquisa utilizou-se de uma abordagem metodológica qualitativa, inspirada na Engenharia Didática, para validar a atividade proposta. Os resultados mostraram que o recurso tecnológico utilizado atuou como dinamizador e motivador, potencializando e incentivando o processo de aprendizagem dos participantes. A sua utilização contribuiu para a compreensão do TFC e de conceitos que envolvem a integral de Riemann, bem como possibilitou uma discussão entre pesquisadores e participantes, favorecendo a construção e a ressignificação destes conceitos. Espera-se que este trabalho possa motivar novas discussões acerca do ensino e da aprendizagem dos conceitos da disciplina de Análise Real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Greice Keli Silva Lacerda, SEEDUC-RJ

Cursando a disciplina de Análise Real no programa de Doutorado em Ensino de Matemática (PEMAT) oferecido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Cursou com aprovação a disciplina de Tecnologias no Ensino de Matemática oferecido pelo PEMAT da UFRJ (2019.1). Mestra em Ensino das Ciências na Educação Básica pela UNIGRANRIO (2018). Especialista em Planejanto, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela UFF (2016) e em Docência do Ensino Superior pela UGF. Possui graduação em Matemática pela FFP/UERJ (2007). Profª. doc. I de Matemática na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro em Santo Cristo (2008), atualmente exercendo o cargo de Diretor Geral de Unidade Escolar. Tem experiência com Ensino a Distância como aluna e tutora presencial. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Introdução ao processamento de Dados.

Thays Rayanna Santos de Carvalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino de Matemática pela UFRJ e Licenciada em Matemática pela UFAL. Foi bolsista do PIBID/Capes (2011-2013). Doutoranda em Ensino e História da Matemática e da Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na linha de pesquisa de Ensino de Matemática.

 

Agnaldo da Conceição Esquincalha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do Instituto de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - PEMAT/UFRJ, com Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ciências e Matemática da UFRRJ. Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, Mestre em Modelagem Computacional pela UERJ e Licenciado em Matemática pela UFRRJ. Vice-Coordenador do PEMAT e Coordenador da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Instituto de Matemática da UFRJ. Diretor da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional Rio de Janeiro (2019-2021). Líder do Grupo de Pesquisa TIME: Tecnologias, Inclusão, Matemática e Educação, cadastrado no CNPq, e Coordenador de Disciplina na Licenciatura em Matemática a distância oferecida via Consórcio CEDERJ. Foi Professor do Departamento de Matemática da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, onde atuou como Coordenador de Graduação e Professor do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PROFMAT/UERJ) e como Bolsista de Produtividade em Pesquisa (Procientista UERJ/FAPERJ). Antes disso, foi Professor do Departamento de Matemática da PUC-Rio, Coordenador de Matemática nas Diretorias de Extensão e de Mídias Digitais da Fundação CECIERJ, Professor Pesquisador do Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino da UFF, Coordenador de Tutoria do Programa de Formação de Professores de Matemática do Estado de São Paulo e Coordenador Geral de Matemática dos Programas de Formação Continuada da SEEDUC-RJ/CECIERJ. Além disso, foi Professor Substituto nas áreas de Matemática e Educação Matemática na UFRJ, na UERJ e na UFRRJ, além ter sido bolsista de desenvolvimento de projetos em EaD na UNIRIO, e professor na Rede Pública Estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Tecnologias Digitais em Educação Matemática, Educação Matemática Inclusiva, Formação do Professor de Matemática e Educação a Distância.

Vinicius da Cunha Luz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestre em Ensino de Matemática pelo PEMAT. Possui graduação em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2016) e, atualmente, é professor de matemática do Instituto Martin Luther King e professor de física do Centro Educacional Viannay Ltda. ME, além de ser Tutor presencial de Matemática no Pré-Vestibular Social da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática.

 

Referências

ALVES, F. R. V; NETO, H. B. Interpretação geométrica de definições e teoremas: o caso da Análise Real. In: CONFERÊNCIA LATINOAMERICANA DE GEOGEBRA, 1, 2012, Montevidéu. Anais... Montevidéu: Editora Universitária, p. 322-329, 2012.

ARTIGUE, M. Ingénierie Didactique. Recherches em Didactique dês Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v.9.3, p. 281-308, 1988.

ÁVILA, G. O Ensino do Cálculo e da Análise. Revista Matemática Universitária, São Paulo, n.33, p. 83-95, 2002.

BARONI, R. L. S. Algumas questões sobre o ensino de Análise em cursos de formação de professores de Matemática. In: III Fórum de Discussão Parâmetros Balizadores da Pesquisa em Educação Matemática, PUC-SP. Anais... São Paulo, 2015.

DRIJVERS, P. Digital technology in mathematics education: why it works (or doesn’t). PNA, v. 8, n. 1, p. 1-20, 2013.

ESQUINCALHA, A. C.; BAIRRAL, M. A. Refletindo sobre análise real com professores da educação básica em um curso a distância. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Duque de Caxias, v. 9, n.3, p. 213-222, 2019.

LACERDA, G. K. S. O Estudo de Sequências e Limites com o Auxílio do GeoGebra em Análise Real na Formação Docente. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Ciências na Educação Básica) – Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2018.

LIMA, E. L. Curso de Análise. Rio de Janeiro: Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, v. 1, 13.ed., 2011.

MAZZI, L. C. Experimentação-com-GeoGebra: revisitando alguns conceitos da Análise Real. 2014. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2014.

MOREIRA, P. C.; CURY, H. N.; VIANNA, C. R. Por que Análise Real na Licenciatura? Zetetiké, Campinas, n.23, p.11-42, 2005.

MORENO-ARMELLA, L.; HEGEDUS, S.J.; KAPUT, J. From static to dynamic mathematics: historical and representational perspectives. Educational Studies in Mathematics, v. 68, p. 99-111, 2008.

NASCIMENTO, A. G. C., ESQUINCALHA, A. C. Construção de um GeoGebra Book para estudo de Cálculo e Análise. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA “DESENVOLVIMENTO CURRICULAR, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA”, 1, 2017, Santo Antônio de Pádua, RJ. Anais... Santo Antônio de Pádua: PROPPI/UFF, p. 52-56, 2017.

OTERO-GARCIA, S. C. Uma Trajetória da Disciplina de Análise e um Estado do Conhecimento sobre seu Ensino. 2011. 500 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2011.

OTERO-GARCIA, S. C.; BARONI, R. L. S.; MARTINES, P. T. Uma trajetória da disciplina de Análise e o seu papel a formação do professor de matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 692-717, 2013.

ROQUE, T. História da Matemática: uma visão crítica, desfazendo mitos e lendas. Rio deJaneiro: Zahar, 3ª reimpressão, 2015.

Downloads

Publicado

2020-06-27

Como Citar

Lacerda, G. K. S., Carvalho, T. R. S. de, Esquincalha, A. da C., & Luz, V. da C. (2020). A compreensão do Teorema Fundamental do Cálculo em uma atividade exploratória com o uso do GeoGebra &lt;br&gt;Understanding the Fundamental Calculus Theorem in an exploratory activity using GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 9(2), 35–51. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i2p035-051

Edição

Seção

Artigos