A compreensão do Teorema Fundamental do Cálculo em uma atividade exploratória com o uso do GeoGebra
Understanding the Fundamental Calculus Theorem in an exploratory activity using GeoGebra

Greice Keli Silva Lacerda, Thays Rayanna Santos de Carvalho, Agnaldo da Conceição Esquincalha, Vinicius da Cunha Luz

Resumo


Neste artigo apresentar-se-á uma proposta de atividade para o estudo do Teorema Fundamental do Cálculo (TFC) na perspectiva da disciplina de Análise Real. O objetivo proposto é analisar as contribuições do uso do GeoGebra no estudo do TFC por meio da realização de uma atividade exploratória de gráficos que visa ressignificar sua aprendizagem. A pesquisa utilizou-se de uma abordagem metodológica qualitativa, inspirada na Engenharia Didática, para validar a atividade proposta. Os resultados mostraram que o recurso tecnológico utilizado atuou como dinamizador e motivador, potencializando e incentivando o processo de aprendizagem dos participantes. A sua utilização contribuiu para a compreensão do TFC e de conceitos que envolvem a integral de Riemann, bem como possibilitou uma discussão entre pesquisadores e participantes, favorecendo a construção e a ressignificação destes conceitos. Espera-se que este trabalho possa motivar novas discussões acerca do ensino e da aprendizagem dos conceitos da disciplina de Análise Real.


Palavras-chave


Ensino de Análise; Teorema Fundamental do Cálculo; GeoGebra; Tecnologias no Ensino Superior

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DOI: https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i2p035-051

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