A construção de cenários animados no GeoGebra e o ensino e a aprendizagem de funções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i1p43-58

Palavras-chave:

tecnologia, educação matemática, altas habilidades/superdotação.

Resumo

RESUMO

Neste relato, discutiremos especificamente quanto à aprendizagem de funções, salientando nossa experiência com os alunos com altas habilidades/superdotação. abordamos aspectos relacionados ao conceito de funções e a como compreendemos que a tecnologia, mais especificamente o GeoGebra, pode favorecer a aprendizagem destes conceitos. Relatamos alguns aspectos de nossa experiência que evidenciam como a construção de cenários animados no GeoGebra pode implicar na compreensão de conceitos sobre função, por meio das explicações de uma aluna do sexto ano do Ensino Fundamental que revelam que por meio dos cenários animados construídos ela compreendeu conceitos matemáticos de funções importantes, como coeficiente angular, coeficiente linear, funções crescente, decrescente e constante e os relatórios de uma aluna do primeiro ano do Ensino Médio utilizam linguagem matemática e sugerem que o trabalho por um tempo maior com a construção de cenários animados para a aprendizagem de funções, pode favorecer a compreensão e aplicação correta de conceitos matemáticos.

Palavras-chave: tecnologia; educação matemática; altas habilidades/superdotação.

 

RESUMEN

En este informe, discutiremos específicamente el aprendizaje de roles, destacando nuestra experiencia con estudiantes con altas habilidades / talento. Cubrimos aspectos relacionados con el concepto de funciones y cómo entendemos que la tecnología, más específicamente GeoGebra, puede favorecer el aprendizaje de estos conceptos. Reportamos algunos aspectos de nuestra experiencia que muestran cómo la construcción de escenarios animados en GeoGebra puede implicar la comprensión de conceptos sobre la función a través de las explicaciones de un estudiante de primaria de sexto grado que revela que a través de los escenarios animados construidos ella entendió los conceptos. Las funciones matemáticas, como el coeficiente angular, el coeficiente lineal, el aumento, la disminución y las funciones constantes, y los informes de un estudiante de primer año de secundaria usan lenguaje matemático y sugieren trabajar más tiempo con la construcción de escenarios animados para Las funciones de aprendizaje pueden favorecer la comprensión y la correcta aplicación de los conceptos matemático.

Palabras claves: tecnología; educación matemática; altas habilidades / superdotación.

 

ABSTRACT

In this report, we will specifically discuss role learning, highlighting our experience with students with high skills/giftedness. We cover aspects related to the concept of functions and how we understand that technology, more specifically GeoGebra, can favor the learning of these concepts. We report some aspects of our experience that show how the construction of animated scenarios in GeoGebra can imply the understanding of concepts about function through the explanations of a sixth grade elementary student who reveal that through the constructed animated scenarios she understood concepts. Mathematical functions such as angular coefficient, linear coefficient, increasing, decreasing, and constant functions, and the reports of a first-year student in high school use mathematical language and suggest working longer with the construction of animated scenarios for Learning functions can favor the understanding and correct application of mathematical concepts. The abstract can be done in English, with a maximum of 10 lines, single spaced, Times 12, in italics, followed by three keywords. The abstract should contain the purpose of the discussion, the methodology and highlight some of the results observed in the research, but without providing reference authors: they shall come only through the text.

Keywords: technology; mathematical education; high skill /giftedness.

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Biografia do Autor

Maria Ivete Basniak, UNESPAR-União da Vitória

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2014). Mestre em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Estadual do Paraná (2009). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atuou na Educação Básica (Educação infantil, anos finais do Ensino Fundamental e médio), na Educação de Jovens e adultos, Educação professional e formação continuada de professores em tecnologias na educação como coordenadora pedagógica da coordenação Regional de Tecnologia na Educação. Atualmente é professora adjunta do colegiado de Matemática da Universidade Estadual do Paraná, campus de União da Vitória e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (PRPGEM). É líder do Grupo de pesquisa Estudos Teóricos e Investigativos em Educação Matemática (GETIEM).

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Publicado

2020-04-19

Como Citar

Basniak, M. I. (2020). A construção de cenários animados no GeoGebra e o ensino e a aprendizagem de funções. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 9(1), 43–58. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i1p43-58

Edição

Seção

Coloquio de la Comunidad GeoGebra Latinoamericana