Realizando uma atividade lúdica/matemática com o uso do GeoGebra discutida à luz da Teoria da Atividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i1p129-150

Palavras-chave:

GeoGebra, Teoria da Atividade, Tangram

Resumo

O presente artigo é uma introdução a uma pesquisa de mestrado sobre os pressupostos teórico-metodológicos, em fase de construção, sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEn-UESB). Trazemos a discussão de uma atividade matemática: a construção de uma das figuras que podem ser formadas com as peças do Tangram, usando as opções de isometria no plano do GeoGebra. Inicialmente, faremos uma abordagem a respeito da Teoria da Atividade de Engeström (TA). A seguir, realizaremos uma breve exploração do GeoGebra, usando opções de isometrias no plano. Depois, construiremos a figura e a analisaremos, com base numa discussão à luz da TA, observando o grau de dificuldade envolvido nesse processo, bem como discutiremos o pensamento matemático envolvido nessa forma de construção não usual. Nas considerações finais, abordaremos como a TA permeará a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa em construção.

Downloads

Metrics

PDF views
1

Biografia do Autor

Maria Deusa Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Ciencias Exatas e Tecnológicas. Doutora em Educação Linha de Educação Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (2010).

Robério Pereira Rocha, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor concursado da rede estadual de ensino básico da Bahia há 30 anos . É graduado no curso de Licenciatura em Matemática na UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e possui especialização em Álgebra Linear na mesma instituição. Atualmente cursa o Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da UESB.

Referências

BORBA, Marcelo de Carvalho; SCUCUGLIA, Ricardo R. da Silva; GADANIDIS, George. Fases das Tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

ENGESTRÖM, Y. (2001). Último acesso em 09/07/2020.

ENGESTRÖM, Y. Activity Theory and expansive design. Theories and practices of interation design, 2006.

ENGESTRÖM, Y. Learning by expanding: ten years after. 1999. Disponível em: < http://lchc.ucsd.edu/MCA/Paper/Engestrom/expanding/toc.htm.> Último acesso em 09/07/2020.

ENGESTRÖM, Y. Learning by expanding: an activity-theoretical approach to developmental research. 1987 (Helsinki, Orienta-Konsultit). Versão online, disponível em: < http://lchc.ucsd.edu/MCA/Paper/Engestrom/expanding/toc.htm.> Último acesso 09/07/2020.

ENGESTRÖM, Y; SANNINO, A. Studies of expansive learning: Foundations, findings and future challenges. Educational Research Review, v. 5, 2010.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LIMA, Elon Lages. Isometrias. Rio de Janeiro: SBM, 2007.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

PICCOLO. M.G. Historicizando a teoria da atividade: do embate ao debate. Psicologia e Sociedade. 2012

RIBEIRO, Elizete Maria Possamai et al. Sequência didática: Tangram. Sombrio: IFC, 2012.

SILVA, M. D. F et. tal. Atividades Matemáticas com o GeoGebra. (E-book. Orgs. SILVA, Maria Deusa F & ARAÚJO, Taiane. R. O). Amazon, 2018., n.p.n.

SILVA, M. D. F GeoGebra Materiais. Disponível em: <https://www.geogebra.org/m/apMUMZ7M>. Acesso em: 11/07/2020.

SOUSA, J.; PATARO, P. M. Vontade de saber matemática. São Paulo: Editora FTD, 2014.

SOUTO, D. L. P. Transformações Expansivas em um curso de Educação Matemática a distância online. 2013. 279 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Rio Claro, 2013a.

SOUTO, D. L. P; BORBA, M.C. Seres humanos-com-internet ou internet-com-seres Humanos: uma troca de papéis? Relime, Vol. 19 (2), Júlio de 2016.

VYGOTSKY, L. Mind em Society. MA: Harvard University Press, 1978.

Downloads

Publicado

2021-06-05

Como Citar

Silva, M. D. F. da, & Rocha, R. P. (2021). Realizando uma atividade lúdica/matemática com o uso do GeoGebra discutida à luz da Teoria da Atividade. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 10(1), 129–150. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i1p129-150

Edição

Seção

Artigos