Realizando uma atividade lúdica/matemática com o uso do GeoGebra discutida à luz da Teoria da Atividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i1p129-150

Palavras-chave:

GeoGebra, Teoria da Atividade, Tangram

Resumo

O presente artigo é uma introdução a uma pesquisa de mestrado sobre os pressupostos teórico-metodológicos, em fase de construção, sendo desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGEn-UESB). Trazemos a discussão de uma atividade matemática: a construção de uma das figuras que podem ser formadas com as peças do Tangram, usando as opções de isometria no plano do GeoGebra. Inicialmente, faremos uma abordagem a respeito da Teoria da Atividade de Engeström (TA). A seguir, realizaremos uma breve exploração do GeoGebra, usando opções de isometrias no plano. Depois, construiremos a figura e a analisaremos, com base numa discussão à luz da TA, observando o grau de dificuldade envolvido nesse processo, bem como discutiremos o pensamento matemático envolvido nessa forma de construção não usual. Nas considerações finais, abordaremos como a TA permeará a perspectiva teórico-metodológica da pesquisa em construção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Deusa Ferreira da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Departamento de Ciencias Exatas e Tecnológicas. Doutora em Educação Linha de Educação Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (2010).

Robério Pereira Rocha, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor concursado da rede estadual de ensino básico da Bahia há 30 anos . É graduado no curso de Licenciatura em Matemática na UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e possui especialização em Álgebra Linear na mesma instituição. Atualmente cursa o Mestrado em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da UESB.

Referências

BORBA, Marcelo de Carvalho; SCUCUGLIA, Ricardo R. da Silva; GADANIDIS, George. Fases das Tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.

ENGESTRÖM, Y. (2001). Último acesso em 09/07/2020.

ENGESTRÖM, Y. Activity Theory and expansive design. Theories and practices of interation design, 2006.

ENGESTRÖM, Y. Learning by expanding: ten years after. 1999. Disponível em: < http://lchc.ucsd.edu/MCA/Paper/Engestrom/expanding/toc.htm.> Último acesso em 09/07/2020.

ENGESTRÖM, Y. Learning by expanding: an activity-theoretical approach to developmental research. 1987 (Helsinki, Orienta-Konsultit). Versão online, disponível em: < http://lchc.ucsd.edu/MCA/Paper/Engestrom/expanding/toc.htm.> Último acesso 09/07/2020.

ENGESTRÖM, Y; SANNINO, A. Studies of expansive learning: Foundations, findings and future challenges. Educational Research Review, v. 5, 2010.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.

LIMA, Elon Lages. Isometrias. Rio de Janeiro: SBM, 2007.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.

PICCOLO. M.G. Historicizando a teoria da atividade: do embate ao debate. Psicologia e Sociedade. 2012

RIBEIRO, Elizete Maria Possamai et al. Sequência didática: Tangram. Sombrio: IFC, 2012.

SILVA, M. D. F et. tal. Atividades Matemáticas com o GeoGebra. (E-book. Orgs. SILVA, Maria Deusa F & ARAÚJO, Taiane. R. O). Amazon, 2018., n.p.n.

SILVA, M. D. F GeoGebra Materiais. Disponível em: <https://www.geogebra.org/m/apMUMZ7M>. Acesso em: 11/07/2020.

SOUSA, J.; PATARO, P. M. Vontade de saber matemática. São Paulo: Editora FTD, 2014.

SOUTO, D. L. P. Transformações Expansivas em um curso de Educação Matemática a distância online. 2013. 279 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP. Rio Claro, 2013a.

SOUTO, D. L. P; BORBA, M.C. Seres humanos-com-internet ou internet-com-seres Humanos: uma troca de papéis? Relime, Vol. 19 (2), Júlio de 2016.

VYGOTSKY, L. Mind em Society. MA: Harvard University Press, 1978.

Downloads

Publicado

2021-06-05

Como Citar

Silva, M. D. F. da, & Rocha, R. P. (2021). Realizando uma atividade lúdica/matemática com o uso do GeoGebra discutida à luz da Teoria da Atividade. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 10(1), 129–150. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i1p129-150

Edição

Seção

Artigos