As contribuições de uma sequência didática voltada para o estudo das relações de ângulos na circunferência <br> The contributions of a didactic sequence for the study of angle relations in the circumference
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i3p046-073Palavras-chave:
Ângulos na Circunferência. Teoria das Situações Didáticas. GeoGebraResumo
A ideia desse trabalho nasce em uma disciplina de mestrado, em que tivemos a oportunidade de refletir sobre alguns conceitos geométricos e seu ensino. Dentre as atividades dessa disciplina estava a construção de uma sequência didática, a qual é analisada neste texto. Assim, objetivamos identificar as contribuições de uma sequência didática, com o uso do software GeoGebra, para o aprendizado das relações de ângulos na circunferência. A sequência foi elaborada com base na Teoria das Situações Didáticas, seguindo as quatro etapas da Engenharia Didática: análises preliminares; concepção e análise a priori; experimentação; e análise a posteriori e validação. Essa sequência foi aplicada com alunos da licenciatura em matemática de uma universidade pública. Percebemos que a sequência contribuiu para descobertas de propriedades relativas à ângulos na circunferência. Também notamos que o GeoGebra foi utilizado como fonte de dados confiáveis para conjectura e validação de propriedades geométricas. Entretanto, encontramos algumas limitações, como o número reduzido de estudantes que participaram da aplicação e a notória afinidade deles com a forma de argumentar em matemática.
Downloads
Metrics
Referências
ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: Editora UFPR, 2007, p. 218.
ARTIGUE, M. “Ingénierie Didactique”. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 9.3, p. 281-308, 1988.
BAIRRAL, M. A.; BARREIRA, J. C. F. Algumas Particularidades de Ambientes de Geometria Dinâmica na Educação Geométrica. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, ISSN 2237-9657, v. 6, n. 2, p. 46-64, 2017.
BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, v. 2, 2006.
BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base, Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <https://goo.gl/bDM4YP>. Acesso em: 07 ago. 2018.
BROUSSEAU, G. Iniciación al estudio de la teoría de las situaciones didácticas. 1ª ed. Tradução: Dilma Fregona. Buenos Aires: Libros Zorzal, 2007, p.128. (Formación Docente).
D'AMORE, B. Elementos de Didática da Matemática. Tradução: Maria Cristina Bonomi Barufi. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2007, p. 123.
FERRAGINA, R. Et. al. GeoGebra entra al aula de matemática. 1ª.ed., Buenos Aires: Miño y Davila, 2012, p. 157.
JONES, K.; TEZEKAKI, M. Research on teaching and learning of geometry. In A. Gutiérrez, G.Leder, & P. Boero (Eds.). Second Handbook of Research on Psychology of Mathematics Education, p. 109-149, 2016.
LOPES, M. M. Sequência didática para o ensino de trigonometria usando o software GeoGebra. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 46, p. 631-644, Ago. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S0103-636X2013000300019&lng=en&nrm =iso>. Acessado em: 03 nov. 2017.
MELO, S. R.; DRAGHI, D.; SALDIVIA, F. Enseñando geometría utilizando el Software Dinámico Geogebra: análise didáctico de una propuesta de enseñanza. Revista de Informes Científicos. Vol 8, Nº 1, p. 221-243, Out. 2015. Disponível em < http://secyt.unpa.edu.ar/journal/index.php/ICTUNPA /article/view/ICT-UNPA-134-2015> Acessado em 03 de nov. 2017.
NOGUEIRA FARIAS, V. L.; FARIAS, L. M. S. Construção de situações de aprendizagem em geometria plana utilizando o software cabri-geomètre: o deslocamento no ambiente computacional cabri-geomètre. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9., v.1, 2007, Belo Horizonte. Anais... Disponível em: < http://www.sbembrasil.org.br/files/ix_enem/Html/ comunicacaoCientifica .html> Acesso em: 10 ago. 2018.
PAIS, L. C. Uma análise do significado da utilização de recursos didáticos no ensino da geometria. In:
REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 23., 2000, Caxambu. Anais... Disponível em: <http://23reuniao.anped.org.br/textos/1919t.PDF>. Acesso em: 10 ago. 2018.
PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 136.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.