As contribuições de uma sequência didática voltada para o estudo das relações de ângulos na circunferência <br> The contributions of a didactic sequence for the study of angle relations in the circumference

Authors

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i3p046-073

Keywords:

Ângulos na Circunferência. Teoria das Situações Didáticas. GeoGebra

Abstract

A ideia desse trabalho nasce em uma disciplina de mestrado, em que tivemos a oportunidade de refletir sobre alguns conceitos geométricos e seu ensino. Dentre as atividades dessa disciplina estava a construção de uma sequência didática, a qual é analisada neste texto. Assim, objetivamos identificar as contribuições de uma sequência didática, com o uso do software GeoGebra, para o aprendizado das relações de ângulos na circunferência. A sequência foi elaborada com base na Teoria das Situações Didáticas, seguindo as quatro etapas da Engenharia Didática: análises preliminares; concepção e análise a priori; experimentação; e análise a posteriori e validação. Essa sequência foi aplicada com alunos da licenciatura em matemática de uma universidade pública. Percebemos que a sequência contribuiu para descobertas de propriedades relativas à ângulos na circunferência. Também notamos que o GeoGebra foi utilizado como fonte de dados confiáveis para conjectura e validação de propriedades geométricas. Entretanto, encontramos algumas limitações, como o número reduzido de estudantes que participaram da aplicação e a notória afinidade deles com a forma de argumentar em matemática.

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Published

2020-12-11

How to Cite

Silva, J. de O., Bastos, L. S., & Jesus, G. B. de. (2020). As contribuições de uma sequência didática voltada para o estudo das relações de ângulos na circunferência &lt;br&gt; The contributions of a didactic sequence for the study of angle relations in the circumference. Journal of the GeoGebra International Institute of São Paulo, 9(3), 46–73. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i3p046-073

Issue

Section

Artigos