As contribuições de uma sequência didática voltada para o estudo das relações de ângulos na circunferência <br> The contributions of a didactic sequence for the study of angle relations in the circumference
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2020.v9i3p046-073Keywords:
Ângulos na Circunferência. Teoria das Situações Didáticas. GeoGebraAbstract
A ideia desse trabalho nasce em uma disciplina de mestrado, em que tivemos a oportunidade de refletir sobre alguns conceitos geométricos e seu ensino. Dentre as atividades dessa disciplina estava a construção de uma sequência didática, a qual é analisada neste texto. Assim, objetivamos identificar as contribuições de uma sequência didática, com o uso do software GeoGebra, para o aprendizado das relações de ângulos na circunferência. A sequência foi elaborada com base na Teoria das Situações Didáticas, seguindo as quatro etapas da Engenharia Didática: análises preliminares; concepção e análise a priori; experimentação; e análise a posteriori e validação. Essa sequência foi aplicada com alunos da licenciatura em matemática de uma universidade pública. Percebemos que a sequência contribuiu para descobertas de propriedades relativas à ângulos na circunferência. Também notamos que o GeoGebra foi utilizado como fonte de dados confiáveis para conjectura e validação de propriedades geométricas. Entretanto, encontramos algumas limitações, como o número reduzido de estudantes que participaram da aplicação e a notória afinidade deles com a forma de argumentar em matemática.
Downloads
Metrics
References
ALMOULOUD, S. A. Fundamentos da Didática da Matemática. Curitiba: Editora UFPR, 2007, p. 218.
ARTIGUE, M. “Ingénierie Didactique”. Recherches en Didactique des Mathématiques. Grenoble: La Pensée Sauvage-Éditions, v. 9.3, p. 281-308, 1988.
BAIRRAL, M. A.; BARREIRA, J. C. F. Algumas Particularidades de Ambientes de Geometria Dinâmica na Educação Geométrica. Revista do Instituto GeoGebra de São Paulo, ISSN 2237-9657, v. 6, n. 2, p. 46-64, 2017.
BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, v. 2, 2006.
BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base, Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <https://goo.gl/bDM4YP>. Acesso em: 07 ago. 2018.
BROUSSEAU, G. Iniciación al estudio de la teoría de las situaciones didácticas. 1ª ed. Tradução: Dilma Fregona. Buenos Aires: Libros Zorzal, 2007, p.128. (Formación Docente).
D'AMORE, B. Elementos de Didática da Matemática. Tradução: Maria Cristina Bonomi Barufi. São Paulo, SP: Livraria da Física, 2007, p. 123.
FERRAGINA, R. Et. al. GeoGebra entra al aula de matemática. 1ª.ed., Buenos Aires: Miño y Davila, 2012, p. 157.
JONES, K.; TEZEKAKI, M. Research on teaching and learning of geometry. In A. Gutiérrez, G.Leder, & P. Boero (Eds.). Second Handbook of Research on Psychology of Mathematics Education, p. 109-149, 2016.
LOPES, M. M. Sequência didática para o ensino de trigonometria usando o software GeoGebra. Bolema, Rio Claro, v. 27, n. 46, p. 631-644, Ago. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sciarttext&pid=S0103-636X2013000300019&lng=en&nrm =iso>. Acessado em: 03 nov. 2017.
MELO, S. R.; DRAGHI, D.; SALDIVIA, F. Enseñando geometría utilizando el Software Dinámico Geogebra: análise didáctico de una propuesta de enseñanza. Revista de Informes Científicos. Vol 8, Nº 1, p. 221-243, Out. 2015. Disponível em < http://secyt.unpa.edu.ar/journal/index.php/ICTUNPA /article/view/ICT-UNPA-134-2015> Acessado em 03 de nov. 2017.
NOGUEIRA FARIAS, V. L.; FARIAS, L. M. S. Construção de situações de aprendizagem em geometria plana utilizando o software cabri-geomètre: o deslocamento no ambiente computacional cabri-geomètre. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9., v.1, 2007, Belo Horizonte. Anais... Disponível em: < http://www.sbembrasil.org.br/files/ix_enem/Html/ comunicacaoCientifica .html> Acesso em: 10 ago. 2018.
PAIS, L. C. Uma análise do significado da utilização de recursos didáticos no ensino da geometria. In:
REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 23., 2000, Caxambu. Anais... Disponível em: <http://23reuniao.anped.org.br/textos/1919t.PDF>. Acesso em: 10 ago. 2018.
PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 136.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submission, processing, and publication of articles sent to the journal and registration of the DOI at Crossref is free of charge.
Authors retain their copyright and grant the journal the right of first publication of their article, which is simultaneously licensed under a Creative Commons - Attribution 4.0 International license CC BY that allows others to share the article by acknowledging its authorship and initial publication by the journal.
The GeoGebra journal encourages its authors to register their work with information and communication management systems aimed at researchers, such as Academia.edu, Mendeley, ResearchGate, etc.