Função exponencial e GeoGebra: o que vem sendo discutido na literatura brasileira?
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i1p108-128Palavras-chave:
Função Exponencial, GeoGebra, Tarefas, ModelagemResumo
Esta pesquisa é parte de uma dissertação de mestrado e o objetivo é investigar como o ensino de função exponencial vinculado ao uso do GeoGebra vem sendo discutido em artigos publicados nos últimos 10 anos (2010-2019) em periódicos brasileiros da área de Ensino, cujo escopo contenha o ensino de matemática e/ou de ciências. Este é um trabalho qualitativo bibliográfico descritivo. Foi constatado que o ensino de função exponencial tem sido potencializado, muito por conta de suas aplicações em contexto de realidade (como na biologia e na matemática financeira) que, associadas ao GeoGebra, otimizam a aula de matemática, concedendo-a um caráter experimental que estimula a autonomia dos estudantes, aos lhes permitir construir os conceitos por meio de suas múltiplas representações, a partir da supervisão do professor que, além de mediador, precisa incorporar e ter domínio sobre o uso das Tecnologias de Informação Comunicação em sala de aula.Downloads
Metrics
Referências
ALVES, G. S.; SOARES, A. B. Geometria Dinâmica: um estudo de seus recursos, potencialidades e limitações através do software tabula. Workshop de Informática na Escola, Uberlândia/MG, v. 22, out. de 2016. Disponível em: < file:///C:/Users/FERREIRARS/Downloads/786-993-1-PB.pdf>. Acesso em: 10 de ago de 2020.
BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino - aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
BASSANEZI, Rodney Carlos. Modelagem Matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC / CONSED / UNDIME, 2017.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. SAEB [recurso eletrônico]. Brasília: INEP, 2019. Disponível em: https://bit.ly/2U6cxoB. Acesso em: 15 de out. 2020.
CARNEIRO, Gabriele Silva. Atividades investigativas com o GEOGEBRA: contribuições de uma proposta para o ensino de matemática. 2013. 149 f. Dissertação (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/161645. Acesso em: 15 out. 2020.
CARVALHO, Rodrigo Lacerda. Contribuições do campo conceitual multiplicativo para a formação inicial de professores de matemática com suporte das tecnologias digitais. 2017. 182 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22155. Acesso em: 18 out. 2020.
COSTA, André Pereira da. A construção do conceito de quadriláteros notáveis no 6º ano do ensino fundamental: um estudo sob a luz da teoria vanhieliana. 2016. 243 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17129/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Andr%c3%a9Pereira.pdf. Acesso em: 01 ago. 2020.
DUVAL, R.; MACHADO, S. D (ORG). A. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. Machado, S. P. A. (org.). In: A aprendizagem em matemática: Registros de representação semiótica. 8 ed. Campinas: Papirus, 2011, p. 11-33.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
HOHENWARTER, M.; FUCHS, K. Combination of dynamic geometry, algebra and calculus in the software system GeoGebra. In: Computer Algebra Systems and Dynamic Geometry Systems in Mathematics Teaching Conference. 2004. Disponível: <https://archive.geogebra.org/static/publications/pecs_2004.pdf/>. Acesso em: 22 ago. de 2020.
HOHENWARTER, Markus. Teaching and Learning Calculus with Free Dynamic Mathematics Software GeoGebra. Semantic Scholar, .., v. , n. , p. 1-2, out. 2008. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Teaching-and-Learning-Calculus-with-Free-Dynamic-mhohen/58b41d9c8662c6301d9a655532751a45d7500413?p2df. Acesso em: 14 out. 2020.
KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas - SP: Papirus, 2011.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias E Ensino Presencial E a Distância. São Paulo: Papirus, 2013.
LEÃO, Hugo Silva. O uso do GeoGebra na aprendizagem de proporcionalidade. 2016. 116 f. Dissertação (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5091. Acesso em: 15 out. 2020.
LEÃO, Hugo Silva. O USO DO GEOGEBRA NA APRENDIZAGEM DE PROPORCIONALIDADE. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016. Disponível em: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5091. Acesso em: 15 out. 2020.
LIMA, Elon Lages. Números e Funções Reais. Rio de Janeiro: SBM, 2013.
LISZEWSKI, Andrew. As tecnologias que mais evoluíram nos últimos 10 anos. 2019. Disponível em: https://gizmodo.uol.com.br/tecnologias-mais-evoluiram-ultimos-10-anos/. Acesso em: 19 out. 2020.
PIANO, Catia. Diferentes abordagens para o estudo das funções exponenciais e logarítmicas. 2016. 112 f. Dissertação (Doutorado) - Curso de PROFMAT, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1982. Acesso em: 15 out. 2020.
PONTE, João Pedro da. Gestão curricular em Matemática. O Professor e O Desenvolvimento Curricular. Lisboa, p. 11-34. out. 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/242643133_Gestao_curricular_em_Matematica. Acesso em: 01 ago. 2020.
PUC-SP (Brasil). Instituto GeoGebra (IGI) (org.). Home Page. 2020. Disponível em: https://www.pucsp.br/geogebrasp/. Acesso em: 15 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.