O uso do GeoGebra para assegurar enriquecimento da comunicação matemática dos alunos: uma experiência na 7ª classe no contexto angolano.

Autores

  • Costa Mahula Professor de Matemática no Ensino Geral em Angola
  • Kengana Sebastião Escola Superior Pedagógica do Bengo
  • Astrigilda Silveira Universidade de Cabo Verde
  • José Manuel Dos Santos Dos Santos Instituto GeoGebra de Portugal http://www.geogebra.org.pt inED- Centro de Investigação e Inovação em Educação. ESE Politécnico do Porto http://orcid.org/0000-0002-6830-6503

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p105-128

Palavras-chave:

Comunicação Matemática, Geometria, GeoGebra

Resumo

O presente trabalho resulta de uma experiência em sala de aula, realizada com os alunos da sétima classe de uma escola situada na província do Bengo em Angola. No sentido de promover o diálogo reflexivo na construção de conceitos associados às retas no plano, os estudantes foram familiarizados com o GeoGebra, sendo exploradas as suas potencialidades. Simultaneamente, um estudo de natureza qualitativa foi desenvolvido, analisando-se as respostas a um questionário, o trabalho dos alunos e o diálogo ocorrido em sala de aula. O foco recaiu sobre a análise das construções das figuras geométricas realizadas e o desenvolvimento da comunicação e raciocínio matemático a partir das representações dessas construções. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram construir e consolidar conceitos associados a retas no plano, assim como consolidar a comunicação matemática.

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Bige Malundo, C. M., André João, K. S., Pires Rocha Silveira, A., & Dos Santos, J. M. D. S. (2021). O uso do GeoGebra para assegurar enriquecimento da comunicação matemática dos alunos: uma experiência na 7ª classe no contexto angolano. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 10(2), 105–128. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p105-128

Edição

Seção

Artigos