O uso do GeoGebra para assegurar enriquecimento da comunicação matemática dos alunos: uma experiência na 7ª classe no contexto angolano.
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i2p105-128Palabras clave:
Comunicação Matemática, Geometria, GeoGebraResumen
O presente trabalho resulta de uma experiência em sala de aula, realizada com os alunos da sétima classe de uma escola situada na província do Bengo em Angola. No sentido de promover o diálogo reflexivo na construção de conceitos associados às retas no plano, os estudantes foram familiarizados com o GeoGebra, sendo exploradas as suas potencialidades. Simultaneamente, um estudo de natureza qualitativa foi desenvolvido, analisando-se as respostas a um questionário, o trabalho dos alunos e o diálogo ocorrido em sala de aula. O foco recaiu sobre a análise das construções das figuras geométricas realizadas e o desenvolvimento da comunicação e raciocínio matemático a partir das representações dessas construções. Os resultados mostraram que os alunos conseguiram construir e consolidar conceitos associados a retas no plano, assim como consolidar a comunicação matemática.
Descargas
Métricas
Citas
ADNYANA, Putu Gede Widhy; SUARSANA, I. Made; SUHARTA, I. Gusti Putu. Multi-Representation Discourse Model and Math Problem Solving Skills of High School Students. Journal of Learning Improvement and Lesson Study, v. 1, n. 1, p. 40-48, 2021.
AMADO, João. Manual de Investigação Qualitativa em Educação 3ª edição. Imprensa da Universidade de Coimbra/Coimbra University Press, 2017.
ARTIGUE, M. (2016). Os desafios do ensino de matemática na educação básica. Paris: UNESCO. 2016.
DOS SANTOS, José Manuel Dos Santos; GOMES, Mariana. Classificação de ângulos através de uma estória em aulas de apoio a alunos com dificuldade de aprendizagem. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, v. 10, n. 1, p. 19-48, 2021.
DUVAL, Raymond. Sémiosis et pensée humaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels. Berne: Peter Lang, 1995.
ESPINOSA, Alfonso Jiménez; ÁVILA, Nury Yolanda Suárez; MENDOZA, Sandra María Galindo. La comunicación: eje en la clase de matemáticas. Práxis & Saber, v. 1, n. 2, p. 173-202, 2010.
FERNANDES, Dárida; FERREIRA, Juliana Vaz Almeida Gomes. As Potencialidades do GeoGebra no 1. º Ciclo do Ensino Básico The Potentialities of GeoGebra in the 1st Cycle of Basic Education. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657, v. 9, n. 2, p. 52-77, 2020.
FREITAS, Maria Teresa Menezes; FIORENTINI, Dario. As possibilidades formativas e investigativas da narrativa em educação matemática. Revista Horizontes, v. 25, n. 1, p. 63-71, 2007.
HENRIQUE, Marcos Paulo; BAIRRAL, Marcelo Almeida. Do bolso para palma das mãos: retas e ângulos com GeoGebra Aplicativo. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657, v. 7, n. 3, p. 49-64, 2018.
JOÃO, Kengana Sebastião André; DISTINTO, David Mafuani. Avaliação Formativa da Comunicação Matemática. Revista Angolana de Extensão Universitária, v. 2, n. 3, 2020.
LACERDA, Alan Gonçalves. O diálogo e o GeoGebra na educação básica: implicações para os jovens futuros professores e sua formação. Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657, v. 7, n. 2, p. 29-44, 2018.
MARTIN, W. Gary. Principles and standards for school mathematics. National Council of Teachers of, 2000.
NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS (NCTM). Princípios para a ação: assegurar a todos o sucesso em matemática. Portugal: Associação de Professores de Matemática. 2017.
NAVA, Mario Castillo. ¿Es la comunicación un factor de aprendizaje de las matemáticas?. Revista Iberoamericana de Educación, v. 56, n. 3, p. 1-5, 1911.
OECD, Governing Board. PISA 2021 Mathematics Framework (first draft). 2018. https://www.oecd.org/pisa/pisaproducts/pisa-2021-mathematics-framework-draft.pdf
Partnership for 21st Century Skills. (2014). Framework for 21st century learning. http://www.p21.org/our-work/p21-framework
PONTE, João Pedro da et al. A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática. Revista Portuguesa de Educação, p. 39-74, 2007.
PONTE, João Pedro da. Gestão curricular em Matemática. O professor e o desenvolvimento curricular, p. 11-34, 2005.
PRODANOV, Cleber Cristiano; DE FREITAS, Ernani Cesar. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico-2ª Edição. Editora Feevale, 2013.
SEMANA, Sílvia. A comunicação oral na promoção da autorregulação da aprendizagem dos alunos em Matemática. Educação e Matemática, n. 149, p. 9-12, 2018.
VALE, Isabel. Algumas Notas sobre a Investigação Qualitativa em Educação Matemática - O Estudo de Caso Isabel Vale, Revista da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. 171-202.
VIDEIRA, Ana Correia. A comunicação matemática escrita na resolução de tarefas e o seu efeito na concretização do teste intermédio: um estudo com alunos do 11º ano de escolaridade do curso de ciências e tecnologias. 2013. Tese de Doutorado.
VYGOTSKY, Lev Semenovich; COLE, Michael. Mind in society: Development of higher psychological processes. Harvard university press, 1978.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. El desarrollo de los procesos psicológicos superiores. Barcelona, España: Grijalbo. 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo. ISSN 2237-9657
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
No se cobrarán tasas de envío, procesamiento y publicación de los trabajos enviados a la revista, ni el registro del DOI en la Crossref.
Los autores mantienen sus derechos de autor y conceden a la revista el derecho a la primera publicación del trabajo, simultáneamente licenciada bajo una licencia Creative Commons - Atribución 4.0 Licencia Internacional CC BY, que permite que otros compartan el trabajo con un reconocimiento de la autoría del mismo y publicación inicial en esta revista.
La revista GeoGebra incentiva a que sus autores registren sus trabajos en sistemas orientados a la gestión de información y comunicación de investigadores, tales como Academia.edu, Mendeley, ResearchGate etc.