Teorema de Pitágoras com recurso ao software GeoGebra e GeoGebra Classroom.

Autores

  • Iliane Moreira Ministério de Educação/Professora do Ensino Secundário
  • Isaura Martins Professora de Ensino Secundário
  • Rui Bernardo Andrade Professor de Ensino Secundário
  • Sanier Sena Professora de Ensino Secundário

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p017-036

Palavras-chave:

Software GeoGebra, Teorema de Pitágoras, GeoGebra Classrrom, aprendizagem interativa e dinâmica.

Resumo

Este trabalho se insere no âmbito do Projeto Formação de Formadores e formação piloto de professores Matemática, GeoGebra & STEAM, em Cabo Verde. Com base no software GeoGebra e na plataforma GeoGebra classrrom”, pretendeu-se demonstrar e explorar o teorema de Pitágoras. A realização deste estudo foi motivada por várias razões, pois muitas vezes deparamos com alunos que têm dificuldades em compreender alguns conteúdos e pensamos que isso deve-se à falta de metodologias que incentivem os alunos e os levem a ter uma outra visão sobre a matemática. Assim, com este trabalho, pretendemos contribuir para a abertura de novos caminhos para o sucesso no ensino da matemática, através do uso de uma ferramenta moderna e uma plataforma de colaboração online, que possibilitam trabalhar a matemática de uma forma interativa, dinâmica e completa. Tendo em conta os objetivos deste estudo optou-se por uma investigação essencialmente qualitativa e recorreu a investigação quantitativa que recaiu sobre análise de documentos, interação durante as aulas, produção dos alunos, registo fotográfico, questões do questionário.

O trabalho inclui várias etapas, onde foram aplicados dois questionários (inicial e final), planificamos aulas teóricas sobre o teorema de pitágoras e foram elaboradas 4 tarefas para ser feitas no software GeoGebra e no final tivemos uma aula virtual no GeoGebra classroom. De acordo com as atividades e tarefas realizadas, concluimos que os alunos mostraram muita criatividade, entusiasmo e maior capacidade de criarem seus próprios conhecimentos. Houve maior participação dos alunos, pois colocavam questões e estavam sempre curiosos em querer saber mais e produzir os seus próprios trabalhos.

  

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Moreira, I., Martins, I. ., Andrade, R. B. ., & Sena, S. (2023). Teorema de Pitágoras com recurso ao software GeoGebra e GeoGebra Classroom. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 12(3), 017–036. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p017-036