Ensino de Geometria Espacial por meio do Geogebra:

uma experiência envolvendo a relação de Euler

Autores

  • Carlos Aparecido Ajala Ojeda Universidade Federal da Grande Dourados
  • Adriana Fátima de Souza Miola Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i2p005-015

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, GeoGebra, Relação de Euler

Resumo

As tecnologias digitais são como uma ferramenta que pode dinamizar o processo de ensino e de aprendizagem, à medida que facilita a compreensão por meio da visualização de elementos que remetem aos conceitos que envolvem os conteúdos de Geometria. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma possibilidade de ensino de geometria espacial para uma turma do Ensino Médio por meio do Geogebra. Abordamos o conteúdo de Geometria Espacial com ênfase na Relação de Euler. O trabalho foi desenvolvido numa abordagem construcionista segundo Papert. Utilizamos a metodologia de ensino denominada Ensino Exploratório que consistiu no desenvolvimento de uma aula por meio de uma tarefa. Identificamos que o uso do GeoGebra contribuiu para compreensão do conteúdo abordado. Notamos que as experiências como essa se tornam relevantes para o ensino de matemática, possibilitando alternativas de ensino para o professor de matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

ALVES. T. S.; SIMÕES. B. MIOLA. A. F. S. O Uso do Geogebra em uma Perspectiva Colaborativa: uma proposta para o ensino do Teorema de Pitágoras à luz do sócio construtivismo. Revista Eletrônica de Educação Matemática -REVEMAT, Florianópolis, v. 18, p. 01-20, jan./dez., 2023

BORSOI, C. GeoGebra 3D no Ensino Médio: uma possibilidade para a aprendizagem da Geometria Espacial. 2016. Dissertação de Mestrado em Ensino de Matemática – UFRGS, Porto Alegre, 2016. Disponível em < https://lume.ufrgs.br/handle/10183/148179> Acesso em: 02 de abril. de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CARVALHO, S. F.; SCHERER, S. Possibilidades construcionista com lousa digital: diálogos a partir de uma aula de abordagem instrucionista. Revista Intersaberes, v. 15, n. 34, 2020.

CANAVARRO, A.P.; OLIVEIRA, H.; MENEZES, L. Práticas de Ensino Exploratório da Matemática: O Caso de Célia. In: Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012: Práticas de ensino da Matemática, p.255-266, 2012.

CANAVARRO, A.P. Ensino Exploratório de Matemática:Práticas e desafios. Educação e Matemática.Lisboa, n.115, p.11-17, nov/dez 2011

DEZIN, N. K. ; LINCOLN, Y. S. (Orgs). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

FIGUEIREDO, T. D.; SALMASIO, J. L.; RAGONI, V. F. Um discurso sobre as tecnologias digitais na formação de professores de matemática. Ensino da Matemática em Debate, v. 4, n. 2, p. 145-160, 2018.

LEITE, A. C. P. MIOLA, A. F. S. Contribuições do GeoGebra para o Ensino de Funções: o que revelam algumas pesquisas brasileiras? Revista de Iniciação à Docência, v. 8, n. 1, 2023.

MIOLA, A. F. S.; PINHEIRO, M. G. C.; SANTOS, E. V. Estágio Supervisionado: uma Aula na Perspectiva do Ensino Exploratório para Construção do Pensamento Algébrico no Ensino Fundamental. In: Ensino de Matemática: desafios e possibilidades (org) GUALANDI, J. H. – 1.ed. – Curitiba-PR: Editora Bagai, 2021.

PAPERT, S. A máquina das crianças. Porto Alegre: Artmed, v. 17, 1994.

RUTHVEN, K.; HOFMANN, R.; MERCER, N. A dialogic approach to plenary problem synthesis. In: Proceedings of the 35th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education. p. 81-88. 2011.

STEIN, M. K; SMITH, M. S. Mathematical tasks as a framework for reflection: From research to practice. Mathematics Teaching in the Middle School, 3, 268–275. 1998.

STEIN, M. K; ENGLE, R. A; SMITH, M. S; HUGHES, E. K.. Orchestrating productive mathematical discussions: Helping teachers learn to beer incorporate student thinking. Mathematical Thinking and Learning, 10(4), 313-340. 2008.

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

Ojeda, C. A. A., & Miola, A. F. de S. (2024). Ensino de Geometria Espacial por meio do Geogebra: : uma experiência envolvendo a relação de Euler. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 13(2), 005–015. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i2p005-015