Ensino de Geometria Espacial por meio do Geogebra:
uma experiência envolvendo a relação de Euler
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i2p005-015Palavras-chave:
Ensino de Matemática, GeoGebra, Relação de EulerResumo
As tecnologias digitais são como uma ferramenta que pode dinamizar o processo de ensino e de aprendizagem, à medida que facilita a compreensão por meio da visualização de elementos que remetem aos conceitos que envolvem os conteúdos de Geometria. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma possibilidade de ensino de geometria espacial para uma turma do Ensino Médio por meio do Geogebra. Abordamos o conteúdo de Geometria Espacial com ênfase na Relação de Euler. O trabalho foi desenvolvido numa abordagem construcionista segundo Papert. Utilizamos a metodologia de ensino denominada Ensino Exploratório que consistiu no desenvolvimento de uma aula por meio de uma tarefa. Identificamos que o uso do GeoGebra contribuiu para compreensão do conteúdo abordado. Notamos que as experiências como essa se tornam relevantes para o ensino de matemática, possibilitando alternativas de ensino para o professor de matemática
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