Simulação de forças internas em vigas utilizando o software GeoGebra dinâmico aplicado ao ensino

Autores

  • Humberto Gabriel Gallo Universidad Nacional de Catamarca
  • Florencia Seiler Universidad Nacional de Catamarca
  • Carlos Gabriel Herrera Facultad de Tecnología y Ciencias Aplicadas - Universidad Nacional de Catamarca https://orcid.org/0000-0003-3292-4251

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i2p048-061

Palavras-chave:

vigas, esforços internos, GeoGebra

Resumo

Neste trabalho, é apresentada uma proposta didática para o estudo de esforços internos em vigas simplesmente apoiadas, utilizando simulações em software dinâmico GeoGebra como ferramenta tecnológica. A proposta é fundamentada no design de dois applets que reproduzem modelos de vigas distintos. O primeiro modelo consiste em uma viga simplesmente apoiada com uma saliência e cargas pontuais, enquanto o segundo modelo consiste em uma viga simplesmente apoiada com duas saliências e carga uniforme ao longo de toda a viga. Na visualização gráfica de cada um dos applets, é possível observar os diagramas de esforços internos para diferentes configurações de cargas e vãos que podem ser modificados usando as ferramentas do software. As atividades projetadas para os alunos permitem visualizar as variações nos diagramas de esforços na viga, especialmente em trechos e apoios, bem como as relações matemáticas entre solicitações externas e diagramas de esforços internos. Os alunos que participaram da experiência não demonstraram dificuldades em assimilar e descrever qualitativamente, com base em modelos dinâmicos e suas representações gráficas e diagramáticas, as respostas de uma viga a alterações em seu sistema de cargas e geometria. Eles apresentaram dificuldades moderadas ao estabelecer relações quando precisavam combinar aspectos qualitativos com outros de natureza quantitativa.

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Gallo, H. G. . ., Seiler, F., & Herrera, C. G. . (2024). Simulação de forças internas em vigas utilizando o software GeoGebra dinâmico aplicado ao ensino. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 13(2), 048–061. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i2p048-061