A exploração de propriedades do triângulo no GeoGebra Discovery por alunos do ensino fundamental

Autores

  • Alexandre Matias Russo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p133-161

Palavras-chave:

GeoGebra Discovery, demonstração e prova, Geometria plana

Resumo

Esta pesquisa apresenta resultados parciais de uma pesquisa de Doutorado em Educação Matemática. Foi utilizada uma versão do software GeoGebra, em desenvolvimento, denominada GeoGebra Discovery. Trata-se de uma investigação qualitativa e os participantes da pesquisa são alunos matriculados no 8º ano do Ensino Fundamental. São apresentadas duas atividades de uma sequência didática, aplicadas sob a metodologia Design Experiments e analisadas por meio dos níveis de compreensão e desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele (1984). Os resultados indicam que a exploração e a verificação de conjecturas de propriedades da geometria plana, em particular do triângulo, utilizando o GeoGebra Discovery, podem contribuir para uma aprendizagem dinâmica, exploratória e significativa dos alunos.

 Palavras-chave: GeoGebra Discovery; demonstração e prova; geometria plana.

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Publicado

2023-11-28

Como Citar

Russo, A. M. (2023). A exploração de propriedades do triângulo no GeoGebra Discovery por alunos do ensino fundamental. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 12(3), 133–161. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p133-161

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