A exploração de propriedades do triângulo no GeoGebra Discovery por alunos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2023.v12i3p133-161Palavras-chave:
GeoGebra Discovery, demonstração e prova, Geometria planaResumo
Esta pesquisa apresenta resultados parciais de uma pesquisa de Doutorado em Educação Matemática. Foi utilizada uma versão do software GeoGebra, em desenvolvimento, denominada GeoGebra Discovery. Trata-se de uma investigação qualitativa e os participantes da pesquisa são alunos matriculados no 8º ano do Ensino Fundamental. São apresentadas duas atividades de uma sequência didática, aplicadas sob a metodologia Design Experiments e analisadas por meio dos níveis de compreensão e desenvolvimento do pensamento geométrico de van Hiele (1984). Os resultados indicam que a exploração e a verificação de conjecturas de propriedades da geometria plana, em particular do triângulo, utilizando o GeoGebra Discovery, podem contribuir para uma aprendizagem dinâmica, exploratória e significativa dos alunos.
Palavras-chave: GeoGebra Discovery; demonstração e prova; geometria plana.
Downloads
Metrics
Referências
ABAR, C. A. A. P.; COTIC, N. S. GeoGebra: na produção do conhecimento matemático. 1. ed. São Paulo: Iglu Editora Ltda, 2014.
ALMOULOUD, S. A. Demonstration in geometry: historical and philosophical perspectives. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 8, n. 18, p. 540-570, 7 out. 2020.
BALACHEFF, N. Aspects of proof in pupils’ practice of school mathematics,. En Pimm, D. (ed.), Mathematics, teachers and children, Hodder & Stoughton: Londres, p. 216-235, 1988.
BOTANA, F. et al. Hacia un autómata geómetra. La Columna de Matemática Computacional, v. 23, p. 343-371, 2020.
BROWN, A. L. Design Experiments: Theoretical and Methodological Challenges in Creating Complex Interventions in Classroom Settings. Journal of the Learning Sciences, v. 2, n. 2, p. 141-178, 1992.
COBB, P. et al. Design Experiments in Educational Research. Educational Researcher, v. 32, n. 1, p. 9-13, 1 jan. 2003.
COLLINS, A.; JOSEPH, D.; BIELACZYC, K. Design Research: Theoretical and Methodological Issues. Journal of the Learning Sciences, v. 13, n. 1, p. 15-42, jan. 2004.
DE VILLIERS, M. The Role of Proof in Investigative, Computer-based Geometry: Some personal reflections. In: KINHG, J.; SCHATTSCHNEIDER, D. (Eds.). Geometry Turned On! Dynamic Software in Learning, Teaching, and Research. Washington: The Mathematical Association of America, 1997. p. 15-24.
DE VILLIERS, M. Papel e funções da demonstração no trabalho com o Sketchpad. Tradução de Eduardo Veloso. Educação matemática, n. 62, 2001. Disponível em: <https://docplayer.com.br/35710051-Papel-e-funcoes-da-demonstracao-no-trabalho-com-o-sketchpad.html>. Acesso em: 20/03/2021.
DE VILLIERS, M. Using dynamic geometry to expand mathematics teachers’ understanding of proof. International Journal of Mathematical Education in Science and Technology, v. 35, n. 5, p. 703-724, set. 2004.
DE VILLIERS, M. Proof in Dynamic Geometry : More than Verification. Proceedings of the Ninth International Conference Mathematics Education in a Global Community, July, 2007.
DOERR, H. M.; WOOD, T. Pesquisa-Projeto (design research): aprendendo a ensinar Matemática. In: BORBA, M. C. (Ed.). Tendências internacionais em formação de professores de Matemática. Belo Horizonte: Autêntica. 2006. p. 113-128.
FUYS, D.; GEDDES, D.; TISCHLER, R. English Translation of Selected Writings of Dina van Hiele-Geldof and Pierre M. van Hiele. 1. ed. New York: [s.n.]. 1984. v. 1.
GOMBAUD, S. La démonstration, une approche historique et critique. 2007. Disponível em: <https://irem.univ-reunion.fr/IMG/pdf/Gombaud_Demonstration.pdf>. Acesso em: 10/08/2020.
HANNA, G. Proof, Explanation and Exploration: an Overview. In: JONES, K.; GUTIÉRREZ, Á.;
MARIOTTI, M. A. (Eds.). Educational Studies in Mathematics. [s.l.] Springer Nature, 2000. v. 44, p. 5-23.
HANNA, G.; DE VILLIERS, M. Proof and Proving in Mathematics Education. Dordrecht: Springer Netherlands, 2012. v. 15.
HANNA, Gila. Beyond verification : Proof can teach new methods. ICMI Symposium Rome 2008, 1–5. http://www.unige.ch/math/EnsMath/Rome2008/ALL/Papers/HANNA.pdf
HOHENWARTER, M.; KOVÁCS, Z.; RECIO, T. Determinando propiedades geométricas simbólicamente con GeoGebra. Revista de Didáctica de las Matemática, v. 100, n. 1, p. 79-84, 2019.
HOYLES, C. The Curricular Shaping of Students’ Approaches to Proof. For the Learning of Mathematics, 17(1), p. 7–16, 1997.
KOVÁCS, Z., RECIO, T., RICHARD, P. R., & VÉLEZ, M. P. GeoGebra Automated Reasoning Tools: A tutorial with examples. Aldon, G., Trgalova, J., Proceedings of the 13th International Conference on Technology in Mathematics Teaching, July 2017, 400–404. https://www.researchgate.net/publication/321162514%0AGEOGEBRA
MANSON, N. Is operations research really research? ORiON, v. 22, n. 2, p. 155-180, 2006.
MARIOTTI, M. A. Introduction to proof: The mediation of a dynamic software environment. Educational Studies in Mathematics, v. 44, n. 1-3, p. 25-53, 2000.
OLIVERO, F. The proving process within a dynamic geometry environment. University of Bristol, 2002.
PATSIOMITOU, S., BARKATSAS, A., & EMVALOTIS, A. Secondary Students ’ “ Dynamic Reinvention of Geometric Proof ” Through the Utilization of Linking Visual Active Representations. Journal of Mathematics and Technology, p. 43–56, 2010.
SIMON, H. A. The Sciences of the Artificial. 3. ed. [s.l.] MIT Press, 1996. v. 11.
USISKIN, Z., Van Hiele Levels and Achievement in Secondary School Geometry. Cognitive Development and Achievement in Secondary School Geometry Project. Chicago: Universidade de Chicago, 1982.
VAN HIELE-GELDOF, D. The Didactics of Geometry in the Lowest Class of Secondary School. English Translation of Selected Writings of Dina van Hiele-Geldof and Pierre M. van Hiele, editado por David Fuys, Dorothy Geddes, Rosamond Tischler como parte do projeto de pesquisa “An Investigation of the van Hiele Model of Thinking in Geometry among Adolescents”, Research in Science Education (RISE). Program of the National Science Foundation. Washington, D.C. 1984. (Trabalho original publicado em 1957.)
WALKER, D. Toward productive design studies. In: AKKER, J. VAN DEN et al. (Eds.). Education Design Research. 1. ed. New York: Routledge Taylor & Francis e-Library, 2006. p. 8-15.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.