Usando o GeoGebra para facilitar a compreensão das definições de amplitude, período e diagrama de fase de gráficos de função trigonométrica de seno e cosseno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p005-026

Palavras-chave:

GeoGebra, Seno, Coseno

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo melhorar o entendimento das definições de diagramas de amplitude, período e fase das funções trigonométricas seno e cosseno, utilizando o software GeoGebra. A Metodologia foi realizada com uma abordagem quali-quantitativa, na qual foram utilizadas algumas pesquisas aos alunos do curso: a) a primeira (Pré-teste), que foi aplicada no final da aula onde foram estudadas as definições de amplitude, período e deslocamento de fase dos gráficos das funções seno e cosseno. aplicação de um sistema geométrico estático (SGE) b) o segundo (Pós-teste) que foi preenchido pelos alunos, uma vez que realizaram algumas atividades que envolveram os conceitos supracitados, mas com o auxílio do software GeoGebra, que é representativo de um sistema geométrico dinâmico (SGD). Foi possível incentivar os alunos a utilizarem o GeoGebra na sua futura prática docente, esta última é muito bem suportada na resposta positiva que todos os alunos expressaram em uma questão de pós-teste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

Alexis, P. (2016). Nota científica. La trigonometría: Dificultades existentes en el proceso enseñanza- aprendizaje. Revista Colón Ciencias, Tecnologías y Negocios, 3(1), 36-43. http://up-rid.up.ac.pa/3097/

Cabrera S., Lisbeth P. y Alba L. (2023). Análisis del Marco de Referencia PISA 2022. Foco Atención Matemática. Departamento de Evaluación. Instituto Dominicano de Evaluación e Investigación de la Calidad Educativa. https://ideice.gob.do/documentacion/publicaciones-msg-set-id-1-art-p1-181-analisis-del-marco-de-referencia-pisa-2022-foco-atencion-matematicas

Díaz, M. (2014). Enseñanza de la trigonometría en 4o de la ESO con GeoGebra [Fin de Máster, Universidad Internacional de la Rioja]. Facultad de Educación. https://reunir.unir.net/bitstream/handle/123456789/2426/diaz.fernandez.pdf?sequence=1

Hernández-Sampieri, R., y Mendoza, C. (2018). Metodología de la investigación. Las rutas

cuantitativa, cualitativa y mixta. McGraw Hill: México .http://www.biblioteca.cij.gob.mx/Archivos/Materiales_de_consulta/Drogas_de_Abuso/Articulos/SampieriLasRutas.pdf

Jácome, G. y Montiel, G. (2007). Memoria de la XI Escuela de Invierno de Matemática Educativa. Red Cimates. Pp. 433-436. http://up-rid.up.ac.pa/3097/

Posada-Acosta, M. G., Matilla-Arias, J., y Rosales-Sáez, F. (2017). Potencialidades del software GeoGebra en la enseñanza de la matemática: estudio de caso de su aplicación en la trigonometría. Roca. Revista científico - Educacional De La Provincia Granma, 13(4), 401-415. https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/300

Padilla-Escorcia, I. A., y Acevedo-Rincón, J. P. (2021). Conocimiento especializado del profesor que enseña la reflexión de la función trigonométrica: mediaciones con TIC. Eco Matemático, 12(1), 93–106. https://doi.org/10.22463/17948231.3072

Trípoli, M., Torroba P., Devece E. y Aquilano, L. (2019). Funciones trigonométricas, periódicas y oscilatorias: Una propuesta interdisciplinaria. Quinta Jornadas ITE. Facultad de ingeniería UNLP, pp. 166-171.

Zill, D y Dewar, J. (2012). Álgebra, trigonometría y geometría analítica. Tercera edición. Mc Graw Hill., 12 (1), 73-112, 1992.

Publicado

2024-11-18

Como Citar

García-Ortiz, A. J., Camacho, R. V. S. ., & Bennasar-Garcia, M. I. (2024). Usando o GeoGebra para facilitar a compreensão das definições de amplitude, período e diagrama de fase de gráficos de função trigonométrica de seno e cosseno. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 13(3), 005–026. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p005-026