Usando o GeoGebra para facilitar a compreensão das definições de amplitude, período e diagrama de fase de gráficos de função trigonométrica de seno e cosseno
DOI:
https://doi.org/10.23925/2237-9657.2024.v13i3p005-026Palavras-chave:
GeoGebra, Seno, CosenoResumo
O presente trabalho tem como objetivo melhorar o entendimento das definições de diagramas de amplitude, período e fase das funções trigonométricas seno e cosseno, utilizando o software GeoGebra. A Metodologia foi realizada com uma abordagem quali-quantitativa, na qual foram utilizadas algumas pesquisas aos alunos do curso: a) a primeira (Pré-teste), que foi aplicada no final da aula onde foram estudadas as definições de amplitude, período e deslocamento de fase dos gráficos das funções seno e cosseno. aplicação de um sistema geométrico estático (SGE) b) o segundo (Pós-teste) que foi preenchido pelos alunos, uma vez que realizaram algumas atividades que envolveram os conceitos supracitados, mas com o auxílio do software GeoGebra, que é representativo de um sistema geométrico dinâmico (SGD). Foi possível incentivar os alunos a utilizarem o GeoGebra na sua futura prática docente, esta última é muito bem suportada na resposta positiva que todos os alunos expressaram em uma questão de pós-teste.
Downloads
Metrics
Referências
Alexis, P. (2016). Nota científica. La trigonometría: Dificultades existentes en el proceso enseñanza- aprendizaje. Revista Colón Ciencias, Tecnologías y Negocios, 3(1), 36-43. http://up-rid.up.ac.pa/3097/
Cabrera S., Lisbeth P. y Alba L. (2023). Análisis del Marco de Referencia PISA 2022. Foco Atención Matemática. Departamento de Evaluación. Instituto Dominicano de Evaluación e Investigación de la Calidad Educativa. https://ideice.gob.do/documentacion/publicaciones-msg-set-id-1-art-p1-181-analisis-del-marco-de-referencia-pisa-2022-foco-atencion-matematicas
Díaz, M. (2014). Enseñanza de la trigonometría en 4o de la ESO con GeoGebra [Fin de Máster, Universidad Internacional de la Rioja]. Facultad de Educación. https://reunir.unir.net/bitstream/handle/123456789/2426/diaz.fernandez.pdf?sequence=1
Hernández-Sampieri, R., y Mendoza, C. (2018). Metodología de la investigación. Las rutas
cuantitativa, cualitativa y mixta. McGraw Hill: México .http://www.biblioteca.cij.gob.mx/Archivos/Materiales_de_consulta/Drogas_de_Abuso/Articulos/SampieriLasRutas.pdf
Jácome, G. y Montiel, G. (2007). Memoria de la XI Escuela de Invierno de Matemática Educativa. Red Cimates. Pp. 433-436. http://up-rid.up.ac.pa/3097/
Posada-Acosta, M. G., Matilla-Arias, J., y Rosales-Sáez, F. (2017). Potencialidades del software GeoGebra en la enseñanza de la matemática: estudio de caso de su aplicación en la trigonometría. Roca. Revista científico - Educacional De La Provincia Granma, 13(4), 401-415. https://revistas.udg.co.cu/index.php/roca/article/view/300
Padilla-Escorcia, I. A., y Acevedo-Rincón, J. P. (2021). Conocimiento especializado del profesor que enseña la reflexión de la función trigonométrica: mediaciones con TIC. Eco Matemático, 12(1), 93–106. https://doi.org/10.22463/17948231.3072
Trípoli, M., Torroba P., Devece E. y Aquilano, L. (2019). Funciones trigonométricas, periódicas y oscilatorias: Una propuesta interdisciplinaria. Quinta Jornadas ITE. Facultad de ingeniería UNLP, pp. 166-171.
Zill, D y Dewar, J. (2012). Álgebra, trigonometría y geometría analítica. Tercera edición. Mc Graw Hill., 12 (1), 73-112, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Não há cobrança de taxas para a submissão, processamento, e publicação dos trabalhos enviados à revista e registro do DOI junto à CrossRef.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista direito de primeira publicação do trabalho simultaneamente licenciado sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional license CC BY que permite que outros compartilhem o trabalho com um reconhecimento da autoria do mesmo e publicação inicial nessa revista.
A revista GeoGebra incentiva que seus autores cadastrem seus trabalhos em sistemas orientados à gestão de informação e comunicação de pesquisadores tais como: Academia.edu; Mendeley; ResearchGate;etc.