Investigando perímetros e áreas de retângulos construídos a partir do papagaio no GeoGebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p007-024

Palavras-chave:

papagaio, retângulo, perímetro, área, GeoGebra

Resumo

Neste artigo estuda-se a definição e construção do quadrilátero papagaio e investigam-se relações entre perímetros e áreas do papagaio e de retângulos construídos a partir de pontos resultantes da divisão dos lados do papagaio em partes iguais. No estudo recorreu-se ao GeoGebra para construir os quadriláteros e para gerar exemplos que permitiram identificar invariantes, posteriormente provados por processos analíticos. Deste modo, adotando uma vertente experimental e uma vertente analítica na atividade investigativa, constatou-se que o GeoGebra revelou um grande potencial ao nível de descobrir invariantes nas relações entre perímetros e áreas, que conduziram a estabelecer conjeturas, depois confirmadas por meios analíticos. Além disso, tanto na atividade de construção dos quadriláteros como na pesquisa de relações entre perímetros e áreas, foi notória a mobilização de variados conteúdos e conceitos, destacando uma aprendizagem de síntese e relacional; daí recomendar-se a exploração de tarefas deste tipo com alunos.

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Biografia do Autor

José António Fernandes, Universidade do Minho

Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão

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Publicado

2025-06-08

Como Citar

Fernandes, J. A. (2025). Investigando perímetros e áreas de retângulos construídos a partir do papagaio no GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 14(1), 007–024. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p007-024

Edição

Seção

Artigos