Teorema de Pitágoras

demonstração do Presidente Garfield com o GeoGebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p225-239

Palavras-chave:

GeoGebra, Teorema de Pitágoras, Demonstração do Presidente Garfield

Resumo

Esta pesquisa aborda o Teorema de Pitágoras, com foco na demonstração feita pelo presidente Garfield, e propõe apresentar essa prova utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação, em específico o software GeoGebra. O objetivo é auxiliar professores de Matemática a incorporar atividades dinâmicas em suas aulas usando o GeoGebra. Além disso, inclui um passo a passo da construção no software, contribuindo para a formação docente. Como resultado, foi desenvolvida uma atividade dinâmica no GeoGebra que visa enriquecer a prática pedagógica. Destacamos que o GeoGebra desempenha um papel fulcral no ensino e aprendizagem da Matemática, permitindo explorar conceitos de forma interativa e dinâmica, o que torna as aulas mais investigativas e estimula a curiosidade dos alunos.

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Publicado

2025-06-08

Como Citar

Galdino, J. F., Nascimento Júnior, E. C. do, & Paulino, O. F. . (2025). Teorema de Pitágoras: demonstração do Presidente Garfield com o GeoGebra. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional De São Paulo, 14(1), 225–239. https://doi.org/10.23925/2237-9657.2025.v14i1p225-239

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